fbpx
foto do por-do-sol na bodega y posada campotinto em Carmelo vinícolas no Uruguai

Vinícolas no Uruguai: 5 bodegas para você conhecer

As vinícolas no Uruguai podem até não ser tão conhecidas quanto as argentinas ou as chilenas, mas também valem a visita.

Vale dizer que as bodegas uruguaias vêm sendo cada vez mais reconhecidas. Duas delas figuram hoje entre as 50 melhores do mundo, segundo a World’s Best Vineyards. Uma delas é a Bodega Garzón, em Punta del Este, e a outra, a Bodega Bouza, em Montevidéu. A World’s Best Vineyards avalia não só a qualidade dos vinhos, como também toda a experiência de enoturismo que a vinícola oferece. Neste post aqui, a Alexandra, do Café Viagem, conta mais sobre isso.

Mas, ainda que poucas vinícolas uruguaias estejam entre as melhores do mundo, além delas várias outras vinícolas no Uruguai que oferecem não só ótimos vinhos, como também belas experiências gastronômicas.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

Vinhos uruguaios

A uva mais produzida no Uruguai é a tannat, sendo o país uma das duas regiões produtoras da uva. A outra região produtora da uva fica na França.

A uva tem uma alta concentração de taninos, que são polifenóis (antioxidantes) presentes na casca e sementes da uva ou nas barricas novas de carvalho. Eles é que dão aquela sensação de adstringência ao paladar. Quanto maior for a sensação de secura e engurramento da língua ao tomar o vinho, mais taninos ele tem.

Vinícolas no Uruguai

Bodega Bouza

Entre as vinícolas no Uruguai, a Bodega Bouza é uma das que fica mais pertinho de Montevidéu. É uma vinícola familiar, que produz, além da tradicional uva tannat, uvas como pinot noir e albariño. Eu, particularmente, gosto muito do Monte Vide Eu, que é um vinho com cortes de tannat, merlot e tempranillo.

A visitação guiada à vinícola é gratuita. Já a degustação de quatro vinhos, harmonizados com algumas tapas, custa 1200 pesos uruguaios. Além disso, a vinícola conta com um ótimo restaurante, que serve pratos com influência da cozinha uruguaia e espanhola.

Mas, o melhor de tudo, é que a Bouza oferece um serviço de traslado de ida e volta à vinícola desde Montevidéu. O custo é de 400 pesos por pessoa. Assim, ninguém precisa ser o motorista da rodada.

foto da Bodega Bouza em montevidéu vinícolas no Uruguai

foto dos vinhos da Bodega Bouza em montevidéu

foto de prato de bacalhau do restaurante da Bodega Bouza em montevidéu

Bodega Campotinto

Pra mim, a Campotinto, em Carmelo, é o melhor lugar de enogastronomia no Uruguai.

A principal uva produzida na vinícola é a tannat. Além disso, a Campotinto produz o espumante Medio y Medio, que é a mistura de vinho com espumante. É inspirada na tradicional bebida criada pelo restaurante Roldós, no Mercado del Puerto, em Montevidéu. Mas, diferente da bebida original (que eu achei muito ruim), o espumante da Campotinto é muito gostoso, parecido com um espumante rosé.

Na vinícola, além da degustação dos vinhos, é possível fazer passeios de bicicleta e piqueniques nos vinhedos.

O restaurante da Campotinto também vale muito a pena. A comida tem influência italiana, mas sem perder a característica campeira da cozinha uruguaia. Os produtos utilizados no restaurante são sazonais, sendo que as carnes são fornecidas por produtores locais, os vegetais são orgânicos e produzidos na horta da Campotinto, e os pães e massas são feitos artesanalmente, no próprio restaurante.

Mas, além dos vinhos e da comida, a Campotinto tem uma pousada maravilhosa. São 12 quartos super confortáveis, bem decorados, com camas king-size e climatização adequada para cada época do ano. Foi uma das melhores camas em que eu já dormi na vida! Além disso, o café da manhã da pousada é uma delícia. É servido na mesa, e você escolhe os pratos que quiser. Não deixe de experimentar a geleia de tomate, feita na própria pousada.

foto da bodega y posada campotinto em Carmelo vinícolas no Uruguai

foto dos vinhedos da bodega y posada campotinto em Carmelo vinícolas no Uruguai

foto do restaurante da bodega y posada campotinto em Carmelo no Uruguai

foto do chivito do restaurante da bodega y posada campotinto

foto do café da manhã na posada campotinto

foto da geleia de tomate da bodega y posada campotinto
Geléia de tomate

Bodega Cordano (Almacém de la Capilla)

A Bodega Cordano é a mais simples de todas as vinícolas no Uruguai que conhecemos, mas também é a que tem a história mais antiga. Surgiu com o Almacén de la Capilla, um armazém que fica de frente para a Capela de São Roque (por isso o nome).

O armazém serve de entrada para a vinícola, e, para acessar a cave de vinhos, é necessário descer pelo alçapão que fica atrás do balcão. Além disso, no armazém você encontra os produtos feitos na propriedade e também pode degustar uma boa tábua de frios, seja dentro do armazém ou em mesas ao ar livre.

foto da do almacén de la capilla em Carmelo vinícolas no Uruguai

Bodega El Legado

Esta é uma vinícola familiar, administrada por Bernardo Marzuca, junto da mulher e dos filhos. Tem uma história muito bonita, que começa com a recompra da propriedade, que o pai de Bernardo, Luis Marzuca, diante de problemas financeiros, precisou arrendar para outra vinícola. Desde que foi retomada, a casa principal foi toda restaurada, mas sempre mantendo a memória da família. O nome, El Legado, inclusive, é uma referência a essa história e à tradição da família na produção de vinhos.

Mas, apesar de ser uma vinícola pequena, familiar, os vinhos produzidos na El Legado são muito bons. Melhores até do alguns produzidos em grandes vinícolas.

Quando estivemos lá, em 2017, visitamos as instalações e experimentamos os rótulos disponíveis, que eram um tannat, um syrah e um blend das duas uvas. Degustamos os vinhos no sofá em frente à lareira, com uma tábua de frios e na companhia do Bernardo e dos filhos, como se estivéssemos na casa de amigos.

foto dos vinhos da Bodega El Legado em Carmelo Vinícolas no Uruguai

foto da degustação na bodega el legado

Narbona Wine Lodge

A Bodega Narbona tem aquele estilo rústico chique. Dentre as vinícolas no uruguai listadas aqui, a Narbona é a maior e mais elegante. A propriedade inclui não só a vinícola, como também uma bela pousada e um ótimo restaurante.

Quando estivemos em Carmelo, fomos até a Narbona sem qualquer reserva e não tivemos problema para conseguir uma mesa no restaurante. Depois do almoço, pedimos para conhecer as instalações da vinícola e um dos responsáveis fez um pequeno tour com a gente pela propriedade. Mas, se quiser fazer alguma degustação, é necessário fazer reserva.

Além dos ótimos vinhos, a propriedade também produz boa parte dos produtos que são servidos na pousada, como doce de leite, queijos, iogurtes e azeites de oliva. Há uma loja, junto ao restaurante, onde você pode adquirir os produtos da Narbona.

foto da entrada da Narbona Wine Lodge em Carmelo vinícolas no Uruguai

foto do restaurante da Narbona Wine Lodge

foto do almoço no restaurante da Narbona Wine Lodge

 

E aí, gostaram da listinha? Além dessas, há várias outras vinícolas no Uruguai que ainda queremos conhecer. Então, se você tiver alguma dica pra dar pra gente, conta ali nos comentários!


Leia também

Onde comer em Montevidéu

O que comer no Uruguai: comidas típicas imperdíveis!

Roteiro de viagem de carro pelo Uruguai


E se liga!

Hospedagem em Montevidéu

Punta Carretas ou Pocitos

Pra ficar próximo de bons lugares para comer em Montevidéu, minha dica é se hospedar na região entre os bairros de Pocitos e Punta Carretas. Lá, além de boas opções gastronômicas, você vai ficar próximo à Rambla, que é um dos melhores lugares de Montevidéu, principalmente pra quem gosta de uma caminhada na orla ao final do dia, com direito a um belo por-do-sol. E, além disso, é certamente uma região bem localizada em relação aos demais bairros, estando a poucos minutos de carro da Ciudad Vieja, por exemplo.

Na primeira vez em que estivemos em Montevidéu, nos hospedamos em Punta Carretas, no Regency Golf Hotel Urbano, muito confortável e a poucas quadras da Rambla. O hotel tem uma boa avaliação no Booking.com, além de opções de reservas com cancelamento grátis e sem pré-pagamento. Mas, se quiser procurar outras hospedagens nessa região, o Booking.com tem várias boas opções, entre hotéis, apartamentos e outros, muitas também com cancelamento grátis e que não requerem pré-pagamento.

Ciudad Vieja

Já na segunda vez em que estivemos na capital uruguaia, optamos por ficar na Ciudad Vieja, em frente ao Mercado del Puerto. A região já é bem diferente de Punta Carretas e Pocitos, como vocês podem imaginar. Acho que é uma região prática pra quem vai a Montevidéu pela primeira vez, já que fica próxima de vários pontos turísticos, os quais podem ser percorridos a pé, pelo menos durante o dia. O hotel escolhido foi o Don Boutique Hotel Montevideo, com quartos muito bons e um ótimo atendimento. Ele tem uma boa avaliação no Booking.com, mas tem a desvantagem de que as tarifas não são reembolsáveis.

Se eu tivesse que escolher um lugar pra me hospedar em Montevidéu, eu certamente escolheria a região Pocitos/Punta Carretas. Mas, independente do lugar que você escolher, vale lembrar que as avaliações das hospedagens no Booking.com são bem confiáveis, já que são feitas somente por hóspedes reais. Então, não perde tempo, e já clica neste link pra encontrar uma hospedagem bacana pra você!

Hospedagem em Carmelo

Em Carmelo, a dica de hospedagem é a Posada Campotinto, que, além de ser anexa à vinícola de mesmo nome, também fica muito próxima das outras vinícolas da região. A estrutura da pousada é simples, mas muito confortável. Possui quartos bem confortáveis e uma bela área externa, com piscina. Além disso, está muito bem avaliada no Booking.com – para fazer sua reserva, pode clicar aqui neste link!

Mas, se você estiver com o orçamento um pouco mais folgado, pode experimentar a pousada da Narbona Wine Lodge. Nós não nos hospedamos lá, mas ela tem uma avaliação um pouco superior à da Campotinto no Booking.com. Se quiser experimentar a pousada da Narbona, você pode fazer sua reserva por este link aqui.

Aluguel de carro

Para visitar as vinícolas no Uruguai, o carro é uma ótima opção. Se quiser alugar um, e ainda garantir uns descontos, vale a pena fazer a reserva online. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva clicando no banner abaixo ou pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.

Livros e guias de viagem

Já que a gente está falando em vinícolas, se você quiser entender um pouco mais sobre vinhos, o site Wine Folly tem um livro muito bom e didático. É o Guia Essencial do Vinho: nele você encontra tudo sobre cada tipo de vinho. Dá até pra brincar de sommelier amador. A minha edição eu ganhei de um amigo enólogo, mas o livro está à venda na Amazon e você pode comprá-lo clicando neste link aqui.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.