fbpx
foto de Barra de Tabatinga em Natal no Rio Grande do Norte mirante dos golfinhos viagens do ano

Retrospectiva 2019: as viagens do ano

As viagens do ano de 2019 certamente não foram tantas quanto eu gostaria. Mas aproveitei tanto cada uma delas que o número é o que menos importa. Tivemos Serra Gaúcha, Nordeste do Brasil, Rio de Janeiro e a minha amada Itália. Quer saber como foram as nossas viagens do ano de 2019? Então segue rolando a página!

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

Quais foram as viagens do ano de 2019

Rio Grande do Norte

Esta viagem, na verdade, começou no dia 31 de dezembro de 2018, mas, como serviu para comemorar a entrada de 2019, então pode estar nesta restrospectiva aqui.

Montamos base em Natal, na praia da Ponta Negra, e, de lá, saíamos para conhecer as praias da região. Fizemos mergulho nos parrachos de Maracajaú, andamos de bug (sem emoção, por favor!) nas dunas de Genipabu e fomos até a badalada Praia da Pipa. E, claro, fomos conhecer o “maior cajueiro do mundo”, na praia de Pirangi, em Parnamirim.

Conhecemos também a interessante praia de Camurupim, cujo mar tem uma barreira de pedras, que somente a maré alta consegue ultrapasar. Por isso, na maior parte da manhã, o mar à beira da praia mais parece uma piscina bem rasinha. Além disso, passamos pelas praias de Tabatinga, vimos do alto as falésias na Barra de Tabatinga, e terminamos esse passeio na praia de Pirangi (aquela do cajueiro).

Além disso, fomos até o Km 0 da BR-101, onde conhecemos a bela Praia do Calcanhar, onde fica o maior farol da América Latina. Lá, aproveitamos o day-use da pousada Paraíso do Brasil, o que valeu muito a pena.

Já a gastronomia em Natal nos decepcionou um pouco, pois, diferentemente de outras cidades que já visitamos, não houve nenhum lugar que tenha sido daqueles que você gosta tanto da comida que quer voltar mil vezes. Mas, mesmo assim, tivemos boas experiências, como no charmoso Manary, o típico Mangai e o simples, mas cumpridor, Farofa d’Água.

foto do mirante dos golfinhos em Barra de Tabatinga em Natal no Rio Grande do Norte

foro da praia do Amor em Pipa no Rio Grande do Norte

viagens do ano foto da praia do Calcanhar no Rio Grande do Norte

Rio de Janeiro

Viajar para o Rio de Janeiro já virou meio que uma tradição nossa: praticamente todos os anos passamos uns dias na cidade maravilhosa. Mas, desta vez, ao invés de passarmos só um final de semana ou feriado, ficamos uma semana inteira. Então, além de aproveitar a praia (ah, as maravilhas de um lugar em que é possível ir à praia em agosto…) e conhecer alguns lugares que ainda não tínhamos visitado na cidade, pudemos fazer uma pequena incursão na cena gastronômica carioca, revisitando alguns lugares conhecidos e experimentando algumas novidades.

Passeamos pelo centro da cidade, pra conhecer o Museu Histórico Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura. Este último certamente se tornou um dos meus lugares preferidos no Rio de Janeiro. Além disso, finalmente fui conhecer o Jardim Botânico, já que em todas as outras vezes que estivemos no Rio ou faltava tempo ou o clima não ajudava. Outro lugar inédito foi o Mirante do Leblon, onde se tem uma vista linda da orla. Depois, aproveitamos pra fazer uma peregrinação por alguns botecos cariocas, como o Jobi, no Leblon, e o Adega Perola, em Copacabana.

Mas esta viagem não incluiu somente lugares inéditos. Também aproveitamos que tínhamos uma semana no Rio de Janeiro para repetir alguns lugares onde gostamos de comer na cidade: fomos comer o burguer do Beco do Hambúrguer, no Centro, e o sanduíche com abacaxi do Cervantes, em Copacabana.

E, pra completar a viagem, ainda teve videokê na feirinha de São Cristóvão com os amigos!

viagens do ano foto do Real Gabinete Português de Leitura no centro do Rio de Janeiro

viagens do ano foto do pôr do sol na praia do Arpoador no Rio de Janeiro

viagens do ano foto no Mirante do Leblon no Rio de Janeiro

Serra Gaúcha

Outra das nossas viagens do ano de 2019 foi a já tradicional ida à Serra Gaúcha. Mas, desta vez, fizemos uma viagem pet friendly. É verdade que até já tínhamos viajado com o Duque, o nosso shih tzu, para a praia, mas aí sempre ficávamos hospedados em casa de familiares. Nesta viagem, aproveitamos que o Hotel Casacurta, que a gente adora e onde geralmente nos hospedamos, também hospeda animais de estimação, e levamos o nosso catioríneo.

E apesar de uma viagem pet friendly ter uma logística diferente das outras, pois precisamos escolher lugares onde o nosso bichinho pudesse nos acompanhar, adoramos a experiência! Até porque, além do hotel, a Serra Gaúcha está cheia de lugares que recebem animais de estimação. Por exemplo, o wine garden da Cave Geisse, em Pinto Bandeira, o wine garden da Vinícola Miolo e a Vallontano Risoteria (que fomos conhecer com o Duque em uma ida anterior à Serra), no Vale dos Vinhedos, a Tabacaria Benvenuto e o restaurante Valle Rústico, em Garibaldi, dentre outros.

Duque no Hotel Casacurta em Garibaldi

viagens do ano foto do Wine Garden da Cave Geisse em Pinto Bandeira

viagens do ano foto de Sorrentino no jantar da Hostaria Casacurta em Garibaldi

Itália

Em 2019, fizemos somente uma viagem para o exterior. Mas, apesar de única, foi uma grande viagem! Rodamos pela Itália em família, durante 20 dias, quando então pude apresentar pra eles os meus lugares preferidos no país, além de conhecer outros ainda inéditos pra mim.

Chegamos no país por Veneza, onde conhecemos os principais pontos turísticos da cidade. Depois, alugamos um carro e seguimos mais para o norte pela Rota do Prosecco até Sospirolo, que é a cidade de origem de parte da minha família. Depois nos hospedamos nos arredores de Belluno, de onde fizemos um belíssimo passeio para conhecer parte das Dolomitas e do Valle di Cadore.

No trecho seguinte da viagem, seguimos para Florença, a minha cidade preferida na Itália inteira. Visitamos os principais museus da cidade, a Galleria degli Uffizi, a Galleria dell’Accademia e o Palazzo Pitti. E, além disso, ainda conhecemos lugares ótimos para comer. Depois de Florença, mudamos a nossa base para a região de Siena, onde ficamos hospedados em uma pousada no campo, que foi um dos nossos lugares preferidos em toda viagem. Passamos cinco noites lá, aproveitando para explorar a região e visitar várias cidadezinhas da Toscana, como San Gimignano e Pienza, além da própria Siena. Foram vários dias de lugares lindos, ótimos vinhos e comidas deliciosas.

Terminamos a nossa viagem em Roma, visitando o Coliseu, o Vaticano e a Capella Sistina, vendo o Papa, e experimentando todas as massas carbonara possíveis. No final de tudo, tirando uns percalços aqui, umas brigas ali (família, né gente), podemos dizer que a viagem foi fantástica. Sim, porque poucas coisas na vida são melhores do que estar com as pessoas que você mais ama no mundo em um dos lugares que você mais ama no mundo.

viagens do ano foto na porta da Basilica di Santa Maria della Salute em Veneza na Itália

viagens do ano foto em frente à Ponte Vecchio em Florença na Itália

viagens do ano foto do Coliseu em Roma na Itália

E quais serão as viagens do ano de 2020?

Bom, até o momento da publicação deste post, isso ainda é uma incógnita. É verdade que temos alguns planos, como ir ao Rio de Janeiro de novo (é sempre uma boa pedida), fazer mais alguma viagem para a Serra Gaúcha (que já é quase a nossa segunda casa). Ou fazer outra viagem para algum país da América do Sul (Colômbia, quem sabe?). Ou ainda conhecer outro país da Europa (Portugal anda nos nossos planos há horas, já que tanto eu quanto o Cadu só conhecemos Lisboa).

Enfim, não temos nada definido para este ano que se inicia. Mas esperamos que as viagens do ano de 2020 sejam tão legais quanto foram as de 2019.

E vocês, quais as suas viagens programadas para 2020? Alguma sugestão de destino pra dar pra gente? Joga nos comentários!


Leia também

Viagem para Natal, Pipa e outras praias do Rio Grande do Norte, no blog Caminhos Me Levem

Onde comer no Rio de Janeiro

Onde comer na Serra Gaúcha


E se liga!

Hospedagem

Eu geralmente escolho as hospedagens onde ficamos pelo Booking.com. Pra mim, é a melhor plataforma online de hospedagens. Tem milhares de opções, muitas com cancelamento grátis e várias sem pré-pagamento. Mas, o que eu mais gosto são as avaliações, que são feitas somente por hóspedes reais, ou seja, que realmente se hospedaram nos lugares.

Nessas nossas viagens do ano de 2019, ficamos hospedados em vários lugares bacanas. Em Natal, nos hospedamos na pousada O Tempo e o Vento, em Ponta Negra. É um lugar simples, mas bem localizado e com uma boa estrutura, que incluía restaurante e piscina. Já na Serra Gaúcha, ficamos no charmoso Hotel Casacurta, que é a nossa hospedagem preferida na região. E, na Itália, toda as hospedagens foram escolhidas pelo Booking.com, e nenhuma delas decepcionou. Algumas, inclusive, superaram nossas expectativas, como o B&B Casa di Campagna in Toscana, em Sovicille, nos arredores de Siena. Uma pousada de campo super aconchegante, com um atendimento simpaticíssimo e um restaurante com uma comida maravilhosa.

Para fazer sua reserva, você pode clicar nos links em rosa ou utilizar a caixa de pesquina na barra lateral da página inicial do blog.

Aluguel de carro

Uma das melhores formas de se conhecer um país é alugando um carro. E, nesse caso, vale a pena fazer a reserva antecipada online, o que pode lhe garantir alguns descontos. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva clicando no banner abaixo ou pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.