Na hora de escolher um roteiro em Colonia del Sacramento, muita gente opta por passar apenas o dia na cidade. Nós já conhecíamos Colonia desde a primeira vez em que estivemos no Uruguai, quando fizemos um bate-volta desde Montevidéu. Nesta segunda vez, contudo, resolvemos pernoitar na cidade. Ficamos duas noites, tudo porque queríamos não só ver o centro histórico à noite, como também porque queríamos apreciar o belo por-do-sol sobre o Rio da Prata.
Mas se, na primeira vez em que estivemos na cidade, era verão e estava 40 graus à sombra, nesta segunda vez, pelo contrário, estava frio e chovendo em boa parte do tempo. Somente no dia em que deixamos a cidade é que o sol apareceu. Ou seja, nada de por-do-sol de novo. Mas não tem problema: desse jeito, sempre fica um pretexto para fazer um novo roteiro em Colonia del Sacramento.
Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.
Roteiro em Colonia del Sacramento
Onde se hospedar
Nossa hospedagem em Colonia del Sacramento foi a Posada Boutique Las Terrazas, que fica bem pertinho da Puerta de la Ciudadela. O hotel tem quartos bem confortáveis, ainda que básicos. Tem uma sala com bar e lareira, onde você pode degustar licores da casa. Todo o atendimento é ótimo, da recepção ao pessoal da limpeza e café da manhã. Não a toa, o Las Terrazas está muito bem avaliado no Booking.com, que, como vocês sabem, coleta somente avaliações de hóspedes reais. Se você quiser, pode fazer sua reserva clicando neste link aqui.
O que fazer
Colonia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai, tendo sido fundada em 1680, como uma colônia portuguesa às margens do Rio da Prata. Desde o início, a cidade foi alvo de disputas entre Portugal e Espanha. Em 1777, o Tratado de Santo Ildefonso estabeleceu o domínio da Espanha sobre Colonia, o que perdurou até 1820, quando, em razão da invasão de Portugal, a cidade foi anexada ao Império do Brasil. Isso durou até 1828, quando Colonia foi anexada a nova Republica del Uruguay, após a Batalha de Ituzaingó.
Qualquer roteiro em Colonia del Sacramento vai se concentrar no centro histórico, que guarda toda a história da colonização da cidade, e foi eleito Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Puerta de la Ciudadela e a Calle de los Suspiros
Toda a história de Colonia é contada em vários das edificações espalhadas pelo centro histórico. Entrando pela Puerta de la Ciudadela, que foi construída em 1745, logo em seguida você encontra a Calle de los Suspiros, que é uma das ruas mais visitadas de Colonia. As construções ao longo da rua têm mais de 250 anos e possuem fachadas conservadas na cor original – a mudança na coloração é obra exclusivamente do tempo.
Há várias explicações o nome da rua. Segundo o site ColoniaUy, uma delas conta que era por ela que transportavam os prisioneiros condenados à morte, para serem afogados na parte mais baixa da rua, quando a maré subisse. Os suspiros os dos prisioneiros, antes de morrer. Outra lenda conta que a rua era um local de prostíbulos, muito frequentados pelos marinheiros que aportavam na cidade. Os suspiros, nesse caso, seriam pelas moças que trabalhavam nos estabelecimentos. E há, ainda, uma terceira lenda, que diz que a rua era o local de encontro dos casais apaixonados, que lá ficavam a suspirar de amor.
Já o guia O Viajante traz uma explicação bem menos romântica: os suspiros teriam, na verdade, relação com a chegada dos escravos. Eles desembarcavam em Colonia depois de meses em navios negreiros, em condições subumanas, e subia pela rua até a praça, onde se realizava o mercado de escravos.
Mas, independente da explicação, o fato é que não dá pra deixar de conhecer a Calle de los Suspiros.
Faro de Colonia e Convento de San Francisco Javier
O Convento de San Francisco Javier foi construído pelos jesuítas em 1694, mas, cinco anos depois, foi destruído por um incêndio. Nunca foi reerguido em razão de desavenças entre a Coroa portuguesa e os jesuítas, que acabaram sendo expulsos da região. Ao lado das ruínas, está o Faro de Colonia, construído em 1857, em razão dos inúmeros naufrágios que ocorriam naquela região. Geograficamente, é o último farol da costa uruguaia. É possível subir os 118 degraus até o alto da torre, mediante o pagamento de uma pequena taxa.
Museus de Colonia
Em frente ao farol, fica a Plaza Mayor, cujo entorno concentra os principais pontos turísticos do centro histórico de Colonia. Além do farol, encontram-se ao redor da praça, por exemplo, o Museu Português, que conta a história da ocupação portuguesa na cidade, e o Museu Municipal, o mais antigo da cidade. As visitas a estes e outros museus da cidade podem ser feitas com um bilhete único, que pode ser adquirido no Museu Municipal, por 50 pesos uruguaios.
Plaza de Armas e a Basilica del Santisimo Sacramento
Outro ponto importante do centro histórico de Colonia é a Plaza de Armas, onde estão expostas ruínas da casa dos governantes da cidade no período colonial. Além disso, a praça é o local onde se encontra a Basilica del Santissimo Sacramento, que poderia ser a igreja mais antiga do Uruguai, se não tivesso sido destruída por um raio em 1780. A construção atual data de 1899, mas mantém algumas pedras e esculturas do prédio original.
Pontos turísticos fora do centro histórico
Se o seu roteiro em Colonia del Sacramento for além de um bate-volta, você pode aproveitar para conhecer pontos turísticos fora do centro histórico. Como, por exemplo, a Plaza Real de San Carlos (Plaza de Toros), que, em seus tempos de esplendor, foi uma arena de touradas. Inaugurada em 1910 e fechada dois anos depois, quando as touradas foram proibidas no Uruguai, é, hoje, um prédio em ruínas. Por isso, não é possível acessar o seu interior. Mas o exterior ainda é imponente, o que pode render algumas belas fotos (isso se você tiver mais sorte do que nós com o clima).
Outra atração fora do centro histórico é a Capilla de San Benito, capela construída em 1761 pelo espanhol Pedro de Cevallos. Foi primeiro chamada de Capilla de San Carlos, em homenagem ao rei da Espanha, e, posteriormente renomeada Capilla de San Benito, para homengear São Benedito, o primeiro santo negro da Igreja Católica, canonizado em 1807, e o santo padroeiro dos cozinheiros no Brasil.
O centro histórico à noite
Muito embora as principais atrações turísticas do centro histórico somente estejam abertas à visitação somente durante o dia, vale muito a pena passear pela área durante a noite. A escuridão e o silêncio na maioria das ruas de pedra dão aquele ar meio fantasmagórico às antigas construções. Vários pontos do centro histórico ficam ainda mais interessantes com a iluminação noturna, como a Puerta de la Ciudadela. Além disso, à noite, é possível ver o farol funcionando.
Onde comer
Buen Suspiro
É a famosa taberna que fica na Calle de los Suspiros. O pequeno estabelcimento fica em uma das casas históricas da rua. E o charme dele está justamente nisso: em comer em uma mesa de madeira dentro de uma casa de pedras que tem mais de 250 anos. É direto do “túnel do tempo” mesmo.
O cardápio do lugar é enxuto, restrito a sopas, picadas (as tábuas de frios), doces e uma variedade de vinhos. Como vínhamos de um farto café da manhã na Posada Campotinto, em Carmelo, ficamos só com uma tábua de frios e duas taças de vinho uruguaio. A comida é boa, mas não tem nada de espetacular. Apesar disso, acho o Buen Suspiro uma boa opção para quem visita a cidade pela primeira vez, diante da atmosfera do lugar. Então, vá para apreciar a experiência, sem muitas expectativas quanto à comida.
Bocadesanto
Pra fugir um pouco dos lugares e comidas típicas, esta hamburgueria, que fica próxima da Puerta de la Ciudadela, é uam ótima escolha. O lugar faz hambúrgueres ótimos e tem uma boa variedade de cervejas artesanais. Tem uma decoração bem descoladinha, com poltronas estampadas e estantes de livros, combinadas com paredes de pedra à mostra. Além disso, tem uma área externa, que deve ser uma delícia no verão.
Charco Bistrô
O restaurante é certamente um dos lugares mais charmosos para comer em Colonia. Tem uma linda vista, já que fica às margens do Rio da Prata. No inverno, há até mantinhas para aquecer os clientes. Além disso, a comida é fantástica: pratos bem servidos e saborosos, carne com um ponto perfeito e um petit gateau de doce de leite que conseguiu me convencer a comer sobremesa.
Queriéndote
Se quiser fazer um lanchinho da tarde, vá até essa casa de chás, que é uma graça. O jardim fica de frente para o Rio da Prata. Os chás são servidos em uma louça linda, com toda a explicação sobre o tipo de chá que você escolheu e uma ampulhetinha pra controlar o tempo de infusão. Além disso, a casa tem doces e salgados pra acompanhar o chá.
Sugestões de roteiro em Colonia del Sacramento
Roteiro 1: bate-volta desde Montevidéu ou Buenos Aires.
Muitos turistas vão a Colonia del Sacramento em um bate-volta desde Buenos Aires, pegando um ferry pelo Rio da Prata. Nunca fiz essa viagem, então não tenho como dar muitas dicas. Mas já fui a Colonia em um bate-volta desde Montevidéu, que fica redondinho.
Em um dia na cidade, você pode conhecer as principais atrações do centro histórico, começando pela Calle de los Suspiros, passando pelo Faro de Colonia e o Convento de San Francisco Javier, e chegando até a Plaza de Armas e a Basilica del Santisimo Sacramento. Conheça algum dos museus da cidade – o Museu Português, que conta a história da ocupação portuguesa na cidade, é uma boa escolha. Almoce na Buen Suspiro, a famosa taberna que fica na Calle de los Suspiros, ou no charmoso Charco Bistro, que fica à beira do Rio da Prata.
Roteiro 2: uma noite em Colonia
Utilize o Roteiro 1 para conhecer o centro histórico de Colonia. No final do dia, escolha seu lugar na rambla, para apreciar o por do sol sobre o Rio da Prata. Para o jantar, reserve uma mesa no Charco Bistrô, se esta não tiver sido sua escolha para o almoço, ou experimente o burguer do Bocadesanto.
Roteiro 3: duas noites em Colonia
Com duas noites em Colonia, você pode ter até dois dias inteiros para aproveitar a cidade. Se chegar pela manhã ou até o meio-dia do primeiro dia, você pode já fazer o Roteiro 2. No segundo dia, aproveite para conhecer os demais museus da cidade, que ficaram de fora do primeiro dia. Além disso, aproveite para conhecer os pontos turísticos fora do centro histórico da cidade e tomar um chá da tarde no Queriéndote, que tem uma área externa de frente para o Rio da Prata.
Então, com essas dicas, agora é só escolher o seu roteiro em Colonia del Sacramento e aproveitar a viagem!
E, se você já conhece Colonia e tem alguma dica pra dar pra gente, joga ali nos comentários!
Leia também
Lugares imperdíveis para conhecer no Uruguai
Opções de roteiros por Montevidéu
Vinícolas no Uruguai que valem a visita
Comidas típicas uruguaias que você não pode deixar de provar!
E se liga!
Hospedagem
Todos os hotéis desta viagem de carro pelo Uruguai eu escolhi pelo Booking.com. Pra mim, é a melhor plataforma online de hospedagens. Tem milhares de opções, muitas com cancelamento grátis e várias sem pré-pagamento. Mas, o que eu mais gosto são as avaliações, que são feitas somente por hóspedes reais, ou seja, que realmente se hospedaram nos lugares.
Para fazer sua reserva, você pode clicar neste link ou utilizar a caixa de pesquina na barra lateral da página inicial do blog.
Aluguel de carro
Você pode tranquilamente ir com o seu próprio carro até o Uruguai. Mas, se for chegar pelo aeroporto, pode alugar um carro para fazer sua viagem pelo país. Nesse caso, vale a pena fazer a reserva antecipada online, o que pode lhe garantir alguns descontos. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva clicando no banner abaixo ou pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.
Guia de viagem
Se você quiser uma ajudinha na hora de organizar sua viagem de carro pelo Uruguai, o Guia O Viajante é uma ótima base para montar o seu roteiro. Foi o guia que eu utilizei para montar o nosso roteiro. Além disso, ele foi uma das minhas fontes para escrever este post, pois tem muitas informações e dados históricos sobre o Uruguai. Se quiser, você pode adquiri-lo por este link, na Amazon.
Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.