fbpx
Vinhos de montanha foto do por-do-sol nos vinhedos da vinícola Don Giovanni

Hospedagens “gastronômicas”: Vinícola e Pousada Don Giovanni.

Eu sou uma pessoa que, muitas vezes, viaja para comer. Por isso, é uma maravilha quando eu consigo conciliar aquela pousada cheia de aconchego com uma boa gastronomia. E a Pousada Don Giovanni é exatamente assim.

É o que eu chamo de “hospedagens gastronômicas”. São hotéis ou pousadas que não só são ótimos lugares para se hospedar, como também têm algum atrativo gastronômico. O que é, aliás, é muito prático. Pensem na maravilha que é, por exemplo, sair da mesa do jantar e já estar no hotel. Ninguém se preocupa com quem vai ser o motorista da rodada, ou onde vai ter um táxi pra levá-los de volta para o hotel.

A pousada na Vinícola Don Giovanni

Um bom exemplo de hospedagem aconchegante com boa comida é a pousada da Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira. Já falei sobre ela aqui no blog, em outro post sobre esse nosso passeio na região dos “vinhos de montanha”.

Leia também: Vinhos de Montanha de Pinto Bandeira.

pousada Don Giovanni

A pousada Don Giovanni, apesar de não ser luxuosa, é super aconchegante, acolhedora mesmo. O prédio é um belo casarão datado de 1930, com quartos confortáveis, ainda que antigos. Além disso, na sala de estar tem uma lareira divina (sou fissurada em lareira, confesso).

pousada Don Giovanni

A diária (de R$ 400,00 para um quarto de casal, em julho de 2016) inclui o café-da-manhã. A refeição é simples, mas com fartura de coisas gostosas: pães, bolos, grostoli, queijo, salame, dentre outras guloseimas.

pousada Don Giovanni
pousada

A diária inclui também a visita à vinícola, com degustação dos vinhos. Além disso, os hóspedes ganham desconto de 10% nas compras.

A visita mostra, basicamente, as instalações da vinícola e a produção dos vinhos e espumantes. E, se você quiser, também dá pra caminhar pelos vinhedos, mas aí sem guia.

pousada Don Giovanni

Aos sábados, a pousada Don Giovanni tem jantar harmonizado

O  jantar é servido no restaurante da pousada, que fica no porão da casa. O local é todo decorado com fotografias e objetos antigos, que contam um pouco da história da família Giovannini.

Curiosidade: antes do casal Ayrton e Beatriz Giovaninni adquirir a propriedade, esta pertencia à Dreher S.A., cujos donos eram avós paternos da dona Beatriz. Foram eles que trouxeram da Itália a receita do brandy que mais tarde se tornou o famoso conhaque Dreher.

pousada Don Giovanni
pousada Don Giovanni

A comida não é sofisticada, mas é muito gostosa. E o mais bacana é que boa parte dos produtos utilizados é produzida ali mesmo na propriedade.

Há três cardápios pré-definidos, que a pousada só informa no momento da reserva. Quando fomos, o cardápio era salada da horta, risoto de vinho tinto, bifes de picanha com cebolas refogadas e couve-flor gratinada, e cassata de sorvete com pêssegos em calda (produzidos na própria pousada).

pousada Don Giovanni
pousada Don Giovanni
pousada Don Giovanni

A harmonização é feita com os vinhos da casa, obviamente.

O jantar é farto, com comida e bebida à vontade (ao menos foi assim quando estivemos lá). O custo é de R$ 125,00 por pessoa (em julho de 2016).

Leia mais sobre o jantar harmonizado na Don Giovanni

No final, na relação custo-benefício, a hospedagem valeu a pena, sem dúvida. Ficamos muito satisfeitos tanto com a estadia, quanto com a gastronomia. Se você procura um lugar para passar um final de semana bacana, pense com carinho na vinícola e pousada Don Giovanni.

Para saber mais informações sobre a pousada, dê uma olhada aqui, ou entre em contato pelo site. Mas, como eu disse antes, a pousada somente fornece as informações sobre o jantar após a reserva.

E você, sabe de alguma “hospedagem gastronômica” por aí? Então conta pra gente!

Aproveita dá uma olhada nos nossos outros posts sobre a Serra Gaúcha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.