fbpx
foto do hotel Spa do Vinho no roteiro pelo Vale dos Vinhedos

Onde ficar na Serra Gaúcha: 6 hospedagens super charmosas!

A Serra Gaúcha é um daqueles destinos em que as hospedagens podem ser uma viagem à parte. A localização, o conforto e as opções de lazer e enogastronomia são alguns diferenciais que vários hotéis e pousadas vêm incorporando a sua estrutura. Então, se você quer incluir na sua viagem hospedagens que são bem mais do que só um lugar para dormir, dá só uma olhada nessas 6 dicas de onde ficar na Serra Gaúcha que eu separei pra você.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

Como escolher onde ficar na Serra Gaúcha

Escolher onde ficar na Serra Gaúcha nem sempre é fácil, já que há inúmeras opções, para todos os gostos e bolsos. Nas principais cidades, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves, os preços das diárias nem sempre são muito convidativos, já que a procura por essas cidades pelos turistas é bem maior do que outras.

Além disso, dependendo da época, os preços podem ficar até mesmo impraticáveis pra quem tem um orçamento de viagem mais apertado. Dezembro em Gramado, por exemplo, no auge do Natal Luz, deve ser evitado, caso você não esteja disposto a abrir a carteira.

Então, preste atenção na época em que for fazer sua viagem, e também veja qual a localização é mais conveniente para os seus interesses. Pesquisar com antecedência ajuda a conseguir não só o lugar que você deseja, como também as acomodações com preços mais amigáveis.

Por fim, lembre-se sempre de conferir qual a situação do lugar para onde você vai viajar. Aqui no Rio Grande do Sul, você precisa verificar as condições do distanciamento controlado, que estão neste site.

Onde ficar na Serra Gaúcha

Hotel Casacurta, em Garibaldi

foto da fachada do Hotel Casacurta em Garibaldi na Serra Gaúcha

É o meu preferido na Serra Gaúcha, disparado. O hotel, inaugurado em 1953 e reformado recentemente, conta com piscina, sala de jogos, adega e estacionamento privativo. A decoração é toda em estilo clássico, muito bonita. As acomodações, apesar de o prédio ser antigo, são super confortáveis, tendo inclusive calefação, que eu acho a melhor coisa do mundo no inverno.

Mas, além dos atrativos tradicionais, como a piscina e a sala de jogos, o Hotel Casacurta possui uma adega, onde é possível experimentar os vinhos e espumantes produzidos na Serra Gaúcha.

A gastronomia no hotel também é das melhores: o café da manhã é uma delícia e o restaurante anexo, a Hostaria Casacurta, tem pratos de massas fantásticos. Massas frescas, feitas lá no restaurante mesmo. 😋

Além disso, o Casacurta é pet friendly. Dá só uma olhada no Duque bem à vontade por lá:

Duque no Hotel Casacurta em Garibaldi

Em função da pandemia, uso da piscina precisa ser agendado e está limitado a uma hora por apartamento ou família. Para a limpeza dos quartos, o hotel utiliza um sistema especial de desinfecção por ozônio. E, no café da manhã, não há mais o sistema de buffet, sendo tudo servido diretamente na mesa dos hóspedes. Há ainda a opção do café da manhã no quarto, para quem quiser manter ainda mais o distanciamento.

Além de todas as medidas sanitárias adotadas, o Casacurta é um hotel de menor porte, em que não há uma circulação tão grande de hóspedes nem aglomeração nas áreas comuns. Se você quiser viajar de forma segura, é uma ótima opção.

Pousada Don Giovanni, em Pinto Bandeira

foto da fachada do casarão da pousada Don Giovanni em Pinto Bandeira

A Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira, também tem uma pousada, que, apesar de não ser luxuosa, é super aconchegante, acolhedora mesmo.

O prédio é um belo casarão datado de 1930, com quartos confortáveis, ainda que antigos. Aos sábados, a pousada oferece um jantar harmonizado com os vinhos e espumantes da casa, que é servido no restaurante da pousada. Ele fica no porão do antigo casarão, e é todo decorado com fotografias e objetos antigos, que contam um pouco da história da família Giovannini.

Na pousada, as diárias começam na quarta-feira e há descontos em dias de semana. Para os hóspedes da vinícola, a visita e degustação dos vinhos e espumantes está incluída na diária. Além disso, os hóspedes ganham desconto na compra dos produtos da vinícola. E, para aproveitar os vinhedos, a vinícola oferece passeios muito bacanas, como piquenique e degustação de espumantes ao pôr do sol.

Pra completar, além de tudo isso, a vinícola ainda tem campos de girassóis belíssimos, que servem não só como cenário para fotos incríveis, mas também para manejo biodinâmico, já que as sementes das flores servem de alimento aos pássaros, evitando que estes se alimentem das uvas.

Spa do Vinho, em Bento Gonçalves

foto do hotel Spa do Vinho no roteiro pelo Vale dos Vinhedos

Confesso que esse não é o meu tipo de hotel preferido. Acho ele muito pomposo e sem um bom custo-benefício.

Mas não posso negar que pode ser uma ótima opção onde ficar na Serra Gaúcha. O hotel é muito bonito, tem acomodações confortáveis e ainda fica situado no lugar mais privilegiado do Vale dos Vinhedos, no alto de uma colina e cercado de parreirais. E ainda tem o spa, com vários tratamentos de beleza e relaxamento à base de vinho. Nesse caso, os serviços são pagos à parte da diária (há também a opção de day use do spa).

Então, se você estiver com o orçamento folgado, o Spa do Vinho certamente tem seus atrativos e pode valer a pena. O hotel tem uma ótima avaliação no Booking.com, principalmente em relação à localização. Além disso, ele oferece diárias com cancelamento grátis, o que é super importante em tempos de covid-19.

Além disso, em função da pandemia, o hotel adotou diversas medidas sanitárias importantes, como horário restrito no café da manhã e limitação das mesas nos restaurantes, sendo necessário fazer reserva.

Parador Cambará do Sul

Tecnicamente, Cambará do Sul fica na região dos Campos de Cima da Serra. Mas como essa região fica coladinha na Serra Gaúcha, a gente aqui considera parte dela também (pelo menos pra o objetivo deste post).

O Parador Cambará do Sul é um pouco diferente das demais hospedagens listadas aqui. Os quartos são barracas bem estruturadas e climatizadas, inspiradas nos lodges africanos. Há também chalés, mas eu acho que aí a hospedagem já fica mais parecida com as outras e perde o seu diferencial.

Além disso, a hospedagem também é pet friendly e tem uma ótima avaliação no Booking.com, principalmente em razão bom atendimento dado aos hóspedes. E a hospedagem ainda oferece diárias com cancelamento grátis – eu sempre acho isso um ótimo atrativo.

E, como outras hospedagens, o Parador também está adotando diversas medidas sanitárias em função da pandemia, dentre elas a limitação ou suspensão dos espaços de piscina e fitness, distribuição de máscaras para os hóspedes e a substituição do buffet pelo sistema a la carte. Outras informações sobre os protocolos sanitários na hospedagem você encontra neste link aqui.

Pousada do Engenho, em São Francisco de Paula

São Francisco de Paula também fica na região dos Campos de Cima da Serra, que, como eu disse antes, fica muito próxima da Serra Gaúcha, sendo também uma boa opção onde se hospedar. E a Pousada do Engenho é um dos lugares mais charmosos e confortáveis em que já me hospedei na Serra Gaúcha.

As cabanas são todas de madeira e possuem lareira, calefação e banheira de hidromassagem. Elas ficam em meio a um bosque, o que garante isolamento e privacidade entre elas. Além disso, a pousada tem várias práticas de sustentabilidade, como tratamento de efluentes, horta orgânica e separação e compostagem de lixo orgânico.

No Booking.com, a pousada tem uma avaliação excepcional, principalmente em função do conforto que ela proporciona aos hóspedes. E é mais uma opção de hospedagem permitem o cancelamento grátis da reserva.

Por fim, em razão da pandemia, a pousada também está adotando diversas medidas sanitárias, como a esterilização de todos os ambientes e superfícies e a obrigatoriedade de agendamento para uso do restaurante e outros serviços. Para mais informações, é só acessar o site oficial da pousada.

Pousada Borghetto Sant’Anna, em Bento Gonçalves

A Pousada Borghetto Sant’Anna fica no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, próxima à Casa Valduga. É uma pousada pequena, mais simples, mais rústica e mais intimista. E também mais charmosa e aconchegante, para o meu gosto. Mas tenha em mente que, pela proposta, é uma hospedagem mais apropriada para casais, e que talvez não atenda bem a famílias com crianças ou adolescentes.

Eu ainda não tive a oportunidade de me hospedar nessa pousada. Mas neste post do Café Viagem e neste aqui da Ju Palma tem relatos bem bacanas pra você saber como é se hospedar lá.

Outras opções onde ficar na Serra Gaúcha

Estas hospedagens não têm o mesmo charme das outras listadas acima, mas também são ótimas e valem ser consideradas.

Recanto da Serra, em Gramado

O Hotel Recanto da Serra é um daqueles hotéis meio padrão, com quartos confortáveis, café da manhã estilo café colonial e uma boa estrutura de serviços e lazer. Fica próximo ao centro, mas em uma ruazinha mais escondida, o que o coloca em meio a um parque arborizado. Estivemos lá no outono e adoramos, mas acho que, no verão, deve ser ainda mais agradável.

Para quem viaja com crianças, principalmente as pequenas, é uma ótima opção onde ficar na Serra Gaúcha, já que oferece, além de playground e piscina, uma programação recreativa para os picorruchos.

Além disso, o hotel tem uma ótima avaliação no Booking.com, com destaque para a localização, a limpeza e o atendimento pelos funcionários.

Hotel Laghetto Viverone, em Bento Gonçalves

O Hotel Laghetto Viverone é hotel com um estilo mais executivo, que fica na região central de Bento Gonçalves. Pode ser um pouco mais barato que se hospedar no Vale dos Vinhedos, mas com a desvantagem de ficar mais longe dele e precisar circular mais pela rodovia. Mas é um ótimo hotel, confortável e bem localizado em relação aos restaurantes e outras atrações que ficam dentro da cidade.

O hotel tem uma boa avaliação no Booking.com, principalmente no que diz com a localização. Ele também oferece opções de diárias com cancelamento grátis, o que é sempre uma vantagem na hora de escolher a hospedagem.

Hotel Dall’Onder Ski Garibaldi

O Dall’Onder Ski Garibaldi Hotel é um hotel de estilo executivo, um pouco mais barato que o Hotel Casacurta (mas sem o charme deste, é verdade). Eu não conheço o Dall’Onder pessoalmente, mas é um hotel novinho, com uma ótima avaliação no Booking.com, especialmente em relação à limpeza e ao atendimento pelos funcionários.


Leia também


Organize sua viagem!

Hospedagem

Eu geralmente escolho as hospedagens onde ficamos pelo Booking.com. Pra mim, é a melhor plataforma online de hospedagens. Tem milhares de opções, muitas com cancelamento grátis e várias sem pré-pagamento. Mas, o que eu mais gosto são as avaliações, que são feitas somente por hóspedes reais, ou seja, que realmente se hospedaram nos lugares.

Para fazer sua reserva, você pode clicar neste link ou utilizar a caixa de pesquisa ali do lado direito.

Mas, se a ideia é vivenciar o destino como se fosse um local, uma boa opção é alugar sua hospedagem pelo Airbnb, onde você pode encontrar apartamentos e casas inteiros, além de quartos em casas de moradores do lugar. E o melhor é que, se for a sua primeira reserva pela plataforma, você pode ganhar um bom desconto utilizando este link aqui. Nós já utilizamos o Airbnb em mais de uma oportunidade e adoramos a experiência em ambas!

Além disso, se o que você quer é encontrar pacotes de viagem com ótimos preços e condições, então dá uma olhadinha no Hurb.com, site que tem milhares de opções entre pacotes, hospedagens e atividades. Dá pra encontrar vários descontos bacanas, com opções de pagamento parcelado e de cancelamento gratuito.

Aluguel de carro

Certamente, uma das melhores formas de se conhecer um país é alugando um carro. E, nesse caso, vale a pena fazer a reserva antecipada online, o que pode lhe garantir alguns descontos. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva clicando neste link aqui ou pela caixa de pesquisa ali do lado direito.

Seguro viagem

Se antes já não era possível viajar sem um seguro viagem, agora, depois da pandemia da covid-19, mais ainda. E é bom lembrar que nem sempre o seguro oferecido pelo seu cartão de crédito é suficiente para cobrir eventuais despesas médicas durante a sua viagem. Então, vale pesquisar quais as melhores opções de seguro para cada viagem, já que eles podem ter diferença dependendo da sua idade, do destino pretendido ou do tipo de viagem que você vai fazer.

Pois então. Pra facilitar sua vida na hora de organizar a viagem, a plataforma da Seguros Promo contém as informações de todas as seguradoras, oferecendo um comparador de coberturas e preços, onde o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem. Vale a pena pesquisar por ali.

Tours e ingressos antecipados

Mesmo que você prefira fazer a viagem por sua conta, em algumas oportunidades vale a pena reservar um passeio guiado. E nisso, a Get Your Guide pode te ajudar, já que a empresa conta com um extenso catálogo de tours em diversas cidades do mundo, para incrementar a sua viagem. A maioria das reservas pode ser cancelada com até 24 horas de antecedência.

Além disso, a empresa também vende ingressos antecipados para as principais atrações turísticas do mundo, o que facilita muito a vida do viajante, evitando a perda de tempo naquelas filas intermináveis. Vale muito a pena!

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.