Um dos meus principais motivos para viajar é a gastronomia. Para viajar para a Itália, então, nem se fala. A maior parte dos roteiros por lá é feita com base em alguma experiência gastronômica: uma região com um produto específico, um mercado público local ou um restaurante com uma comida fantástica. Como, por exemplo, almoçar na Toscana, na Officina della Bistecca, do famoso macellaio Dario Cecchini.
Quer saber como é essa experiência gastronômica? Segue rolando a página!
Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.
A região do Chianti
A Officina della Bistecca fica no Chianti, a famosa região produtora de vinhos. Localizado entre Florença e Siena, o Chianti é facilmente acessado a partir de qualquer uma das duas cidades, podendo ser percorrido pela Via Chiantigiana, que corta a região. A Offcina della Bistecca fica precisamente em Panzano, um burgo medieval que pertence a Greve in Chianti, uma das principais cidades da região.
No Chianti, há várias localidades que valem a visita. Por exemplo, se você estiver indo de Florença para Panzano, pode fazer uma parada em Greve antes, para conhecer a Antica Macelleria Falorni. Ou então, se Siena for o destino depois de Panzano, você pode aproveitar pra conhecer Castellina in Chianti, outra das belas cidades medievais da Toscana. Ou ainda, se preferir pernoitar em Panzano, após se esbaldar nas carnes e no vinho da Officina della Bistecca, você pode usar o dia seguinte para conhecer vinícolas da região, como o Castello di Volpaia ou o Castello di Brolio.
A Antica Macelleria Cecchini
Pra começar, macelleria é o nosso popular açougue. E a Antica Macelleria Cecchini é o negócio da família Cecchini há décadas. São 250 anos de tradição, passada de pai para filho. Hoje, quem comanda tudo é o macellaio Dario Cecchini, a oitava geração da família e um dos açougueiros mais famosos do mundo. Ex-estudante de veterinária, o açougueiro tem por filosofia o respeito não só à vida do animal, como também a sua morte. Por isso, no seu estabelecimento, a produção é artesanal e todas as partes dos animais são aproveitadas. Alguns deles podem ser da raça Chianina, vindos de uma propriedade familiar de Panzano, mas a maioria não possui uma raça específica e é criada em uma propriedade na Catalunha, na Espanha.
Mais que um açougue
Você pode estar pensando: por que visitar um açougue? Pois eu garanto pra vocês que uma das coisas que torna o almoço na Officina della Bistecca tão peculiar é essa parte, que vem, na verdade, antes do almoço. Isso porque o açougue fica aberto todos os dias, sempre com uma mesa de antepastos e vinho à vontade para receber os clientes. Tudo “cortesia pelo prazer da hospitalidade da casa”, como diz a plaquinha na entrada. Além disso, é no açougue que você consegue conhecer, e entender, porque o Dario é tão popular. Ele é um espetáculo à parte: demonstra como faz os cortes mais famosos, canta e recita Dante Alighieri. Indo ao açougue antes do almoço, dá até bater um papo com ele. Pois não importa se você é um anônimo ou um artista famoso. Ele trata todo mundo com a mesma atenção e simpatia.
Sob o comando do Dario, além do açougue, há mais três restaurantes, todos com foco na ciccia, a carne bovina toscana: a Officina della Bistecca, o Solociccia e o Dario DOC, este especializado em hambúrgueres.
Almoço na Officina della Bistecca
Todos os dias, os clientes são recebidos para o almoço na Officina della Bistecca às 13h ou às 13h30, mas todos se sentam juntos em grandes mesas. É servido para todos, ao mesmo tempo, um menu fechado, em etapas, com os cortes de carne típicos da Toscana: tartare di manzo, carpaccio, costata, bistecca panzanese e a bistecca alla fiorentina. Dentre eles, a mais tradicional é, certamente, a bistecca alla fiorentina: um generoso pedaço de carne bovina com osso, de cerca de 1kg, assado na brasa, SEMPRE mal passado. Nem ouse pedir bem passado! Além disso, são servidos acompanhamentos, sobremesa, vinho da casa à vontade e grappa para arrematar.
Mas, pra apreciar tudo isso, não vá até lá com pressa: esse almoço merece ser apreciado beeem devagar. Da primeira vez em que estivemos lá, em 2015, estávamos somente eu e o marido, então sentamos em uma mesa com um grupo grande de italianos, jovens e muito animados. Nós deixamos o restaurante depois das 16h, mas ainda antes dos nossos animados companheiros de mesa. Já da segunda vez em que almoçamos na Officina della Bistecca, em 2019, estávamos com a minha família e acabamos dividindo a mesa com um casal de brasileiros, e outro casal de brasileiros estava sentado na mesa de trás. Às quatro da tarde ainda estávamos todos compartilhando as garrafas de vinho que ainda estavam nas mesas.
Quanto custa o almoço na Officina della Bistecca
O almoço custa €50,00 por pessoa (incluídos água e vinho, à vontade), e há também opção vegetariana. Reservar é aconselhável, principalmente se for alta temporada. Nas duas vezes em que estivemos lá, era baixa temporada e havia poucos lugares sobrando. A reserva pode ser feita pelo site da Officina: é só preencher o formulário e esperar pela confirmação. Mais tarde, uns dois dias antes da sua reserva, eles pedem uma nova confirmação.
Vale dizer que o preço não muda com o passar do tempo. O menu já custava 50 euros em 2015 e permanece assim até hoje, sem sequer haver aquela diminuição marota na quantidade de carne servida (o que muitos restaurantes fazem para manter o preço). Então, pra quem é bom de garfo e aprecia carnes, o almoço na Officina della Bistecca vale a pena. Desde 2015, quando conhecemos o restaurante, a qualidade das carnes servidas permanece rigorosamente igual: muito boa. Dessa última vez, estava com dois carnívoros de marca maior, que entendem muito de carne: meu pai e meu irmão. E eu nunca vi duas pessoas tão satisfeitas com a carne servida.
Mas a Officina é muito mais que um simples almoço
Sem dúvida, a comida na Officina della Bistecca é fantástica e o atendimento é melhor ainda. O que já seria motivo suficiente para conhecer o restaurante. Mas o melhor de almoçar lá, pra mim, não são os cortes de carne maravilhosos, nem o vinho à vontade. O melhor desse lugar é o clima de almoço de família que a casa tem. Mesas grandes, coletivas, com comida farta. Pratos e garrafas de vinho sendo compartilhados por gente que nunca tinha se visto na vida. Aquele clima festivo, em que pessoas de diversas nacionalidades, totalmente estranhas umas às outras, sentam-se à mesma mesa, conversam, trocam experiências, ainda que pouco entendam uma da língua da outra.
O almoço na Officina della Bistecca é, sem dúvida, uma experiência memorável. Um daqueles belíssimos encontros, que só mesmo uma mesa de comida é capaz de proporcionar.
E você, conhece a Oficina della Bistecca? Tem algum lugar na Toscana que você goste de comer? Conta pra gente!
Leia também
Cidades da Toscana que precisam estar no seu roteiro
Como é fazer uma aula de culinária na Toscana
E se liga!
Hospedagem
Eu geralmente escolho as hospedagens onde ficamos pelo Booking.com. Pra mim, é a melhor plataforma online de hospedagens. Tem milhares de opções, muitas com cancelamento grátis e várias sem pré-pagamento. Mas, o que eu mais gosto são as avaliações, que são feitas somente por hóspedes reais, ou seja, que realmente se hospedaram nos lugares.
Para fazer sua reserva, você pode clicar neste link ou utilizar a caixa de pesquina na barra lateral da página inicial do blog.
Mas, se a ideia é vivenciar o destino como se fosse um local, uma boa opção é alugar sua hospedagem pelo Airbnb, onde você pode encontrar apartamentos e casas inteiros, além de quartos em casas de moradores do lugar. E o melhor é que, se for a sua primeira reserva pela plataforma, você pode ganhar um bom desconto utilizando este link aqui. Nós já utilizamos o Airbnb em mais de uma oportunidade e adoramos a experiência em ambas!
Além disso, se o que você quer é encontrar pacotes de viagem com ótimos preços e condições, então dá uma olhadinha no Hurb.com, site que tem milhares de opções entre pacotes, hospedagens e atividades. Dá pra encontrar vários descontos bacanas, com opções de pagamento parcelado e de cancelamento gratuito.
Aluguel de carro
Uma das melhores formas de se conhecer um país é alugando um carro. Isso vale principalmente para a Itália e mais ainda para a Toscana, já que o carro é o meio mais recomendado pra conhecer as cidadezinhas da região. E, nesse caso, vale a pena fazer a reserva antecipada online, o que pode lhe garantir alguns descontos. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva clicando no banner abaixo ou pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.
Tours e ingressos antecipados
Mesmo que você prefira fazer a viagem por sua conta, em algumas oportunidades vale a pena reservar um passeio guiado. E nisso, a Get Your Guide pode te ajudar, já que a empresa conta com um extenso catálogo de tours em diversas cidades do mundo, para incrementar a sua viagem. A maioria das reservas pode ser cancelada com até 24 horas de antecedência.
Além disso, a empresa também vende ingressos antecipados para as principais atrações turísticas do mundo, o que facilita muito a vida do viajante, evitando a perda de tempo naquelas filas intermináveis. Vale muito a pena!
Promoções e cupons de descontos
Todo mundo certamente gosta de um descontinho, não é mesmo? Então, se você é como todo mundo, participe do grupo de WhatsApp e do canal de Telegram aqui do blog, para receber várias promoções e cupons de descontos direto no seu celular! Ambos são sem chat, servindo somente para divulgação (nada de mensagens de bom dia ou com frases edificantes…).
Descontinhos – o canal do Garfadas no Telegram
Descontinhos – o grupo do Garfadas no Whatsapp
Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.