fbpx
foto de livros de receitas

Livros de receitas de comidas típicas para você viajar sem sair da cozinha

A maioria das pessoas (eu, inclusive) precisa de uma ajudinha na hora de cozinhar. E, quando se trata de comidas típicas, que geralmente exigem técnicas ou ingredientes específicos, ou ambos, os livros de receitas são ótimos ajudantes.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

É possível fazer receitas típicas em casa?

Sempre é possível. Às vezes, fazer algumas comidas típicas em casa pode ser um pouco complicado em razão da falta de alguns ingredientes. Se você não mora em um grande centro, muitas vezes é difícil achar ingredientes específicos.

Aqui em Porto Alegre, por exemplo, às vezes eu tenho dificuldade de encontrar alguns ingredientes. E é tão frustrante quando quero experimentar uma receita nova e não encontro os ingredientes necessários. Porto Alegre não tem a fartura de São Paulo, que, pra mim, é quase o paraíso em termos de gastronomia. Mas geralmente eu consigo resolver o problema substituindo os ingredientes que não consigo encontrar por outros mais comuns.

Por que você precisa de livros de receitas?

A não ser que você seja um chef de cozinha ou tenha um talento nato para cozinhar, provavelmente vai precisar de livros de receitas na hora de reproduzir os pratos típicos em casa. Isso porque, em uma primeira tentativa de fazer o prato, ainda que você saiba o que vai na receita, ou mesmo a forma de fazer, você vai precisar de orientações específicas sobre as quantidades dos ingredientes ou sobre alguma técnica necessária para a realização da receita.

Então, mesmo que você já tenha alguma prática na cozinha e consiga fazer as coisas “no olho”, um livro de receitas pra te acompanhar pelo menos na primeira tentativa de fazer a comida típica pode ser uma baita ajuda.

No meu caso, eu até tenho alguma prática na cozinha e já faço algumas receitas sem precisar de livros. Mas, mesmo assim, sempre que vou fazer um prato pela primeira vez, tenho comigo um dos meus livros de receitas. Tem pratos que eu até já fiz várias vezes, mas, mesmo assim, eu deixo o livro da receita por perto, caso eu precise tirar alguma dúvida ou relembrar alguma coisa.

Além disso, uma coisa que eu gosto muito nos livros de receitas, são as dicas dos chefs e as instruções sobre as diversas técnicas aplicadas na cozinha. Essa parte costuma ser, inclusive, a que eu leio primeiro em qualquer livro de receitas.

Dicas de livros de receitas de comidas típicas

A lista não é um ranking, pois não tenho um livro preferido que eu possa dizer que é melhor que os outros. Cada um tem a sua utilidade. Além disso, a lista contém livros sobre culinária em geral e que, por isso, também são muito úteis na hora de fazer um prato típico. Se você aprende o básico da cozinha, tudo fica mais fácil.

Eataly

O livro do Eataly, a famosa rede de lojas de produtos italianos, traz não só receitas, como muita da história da gastronomia italiana. Ele é bem visual e organizado, além de ter receitas ótimas. Mas o que eu mais gosto nele são as explicações sobre as técnicas culinárias e, principalmente, sobre os ingredientes da cozinha italiana.

A Itália de Jamie

Dificilmente alguém que curte gastronomia desconhece os livros de receitas do Jamie Oliver, o popular chef inglês. Mas, dentre os vários livros dele, o que ele tem sobre a Itália é um dos mais bacanas. Além das receitas do Jamie, o livro é fotográfico, com várias imagens do chef em cenários italianos.

É um livro bacana não só pra auxiliar na hora de cozinhar, mas até mesmo pra dar de presente pra alguém que também goste de se aventurar nas panelas, já que ele é visualmente muito bonito.

Ceviche

Este é o livro em que eu me baseio pra fazer a receita de ceviche peruano clássico. O livro é do chef Martin Morales, nascido no Peru e radicado em Londres, onde é dono do restaurante que homônimo. Além das receitas de comida peruana, o livro também traz receitas de drinques típicos do Peru.

Todas as Técnicas Culinárias

O livro da famosa escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu não é um livro de receitas típicas propriamente dito, mas coloquei nesta lista porque acho ele muito útil na cozinha.

Isso porque o livro reúne todas as principais técnicas culinárias, que servem não só à gastronomia francesa, como qualquer outra cozinha do mundo. Além disso, o livro traz tudo sobre os mais diversos ingredientes e utensílios, e é completado com mais de 200 receitas, assinadas pelos chefs da escola.

Para harmonizar: O Guia Essencial do Vinho

Olha a dica bônus!

Se você é como eu, que adora combinar as comidas típicas com um bom vinho, mas entende quase nada do assunto, este livro da Wine Folly é ótimo. Bem didático, traz explicações técnicas sobre diversas variedades de vinhos e espumantes, além da indicações de harmonização.

Dúvidas que você pode ter sobre os livros de receitas

Pra que comprar livros de receitas se dá pra encontrá-las na internet?

De fato, a internet tá cheia de receitas de comidas típicas – aqui no blog, inclusive, eu já dei 5 dicas de comidas típicas bem fáceis de fazer em casa. Mas os livros de receitas ainda possuem muita coisa que não está online, e, assim como livros sobre qualquer outro assunto, continuam sendo boas fontes de consulta.

Então, o que eu faço por aqui é combinar as coisas. Uso os livros de receitas pra aprender o básico, já que eles, além das instruções para fazer os pratos, explicam várias técnicas e ingredientes. Além disso, pesquiso bastante receitas em blogs de culinária, complementando os livros. E ainda utilizo vídeos de vários sites, além dos tradicionais programas de culinária na TV, o que ajuda muito na hora de “visualizar” o prato e entender algumas técnicas.

Tem lugar pra toda forma de conteúdo na cozinha também, minha gente.

Livros físicos ocupam muito espaço. Há livros de receitas em formato digital?

Esses que eu indiquei aqui estão disponíveis somente em na forma física. Mas há sim vário livros de receitas em formato digital. Eu, inclusive, estou “namorando” este aqui, da Julia Child, de culinária francesa, que fiquei morrendo de vontade de comprar depois que vi o filme Julie & Julia. Como ele está disponível no Kindle, eu baixei uma amostra grátis pra ver se gosto do livro.

Aliás, os livros que estão disponíveis no Kindle possuem essa vantagem: se você ainda não está muito certo se quer adquirir o livro, você pode baixar uma amostra grátis, e ler as primeiras páginas. É como ir na livraria e folhear o livro!

Você ainda não tem o Kindle? Pra mim, o e-reader foi uma das melhores aquisições da vida (na verdade, foi um dos melhores presentes que o marido já me deu 🥰). E, além de poder armazenar diversos livros em um só dispositivo, você pode ter acesso a milhares de livros assinando o Kindle Unlimited, por apenas R$ 19,90 por mês.

Posso trazer livros de receitas das minhas viagens? Eles precisam ser declarados na alfândega?

Claro que pode! Aliás, os livros de receitas, junto com livros de história, são as coisas que eu mais compro nas viagens. Pode trazer tudo sem problemas, pois, como livros possuem imunidade tributária, não incidem impostos na sua importação. Então, desde que se destinem ao seu uso pessoal (não vale trazer vários pra vender, viu!), os livros não precisam ser declarados, não entrando naquela cota de 500 dólares para compras em viagens aéreas.

O único problema é o peso na mala, então, é bom não se empolgar muito (ouviu, Luciana?!).

Uma última coisa que você precisa saber sobre livros de receitas

Eu adoro livros de receitas. Então, tenho vários aqui em casa. Queria até montar uma minibiblioteca culinária na minha cozinha… 🤣

Mas o fato é que os livros de receitas, por terem muito conteúdo visual, muitas vezes são grandes e pesados. Não poucas vezes também são caros. Então, não saia comprando livros enlouquecidamente, pra não correr o risco de ficar sem dinheiro e com os livros atravancando a sua casa. Sempre folheie o livro antes de comprar. Se não der pra fazer isso na livraria, baixe uma amostra, se você for usuário do Kindle. Ou dê uma olhada nas avaliações na internet – no site da Amazon, as pessoas chegam a fazer verdadeiras resenhas sobre os livros.

E, no mais, divirta-se na cozinha! 😋


Se você não quiser perder nenhuma dica aqui do blog, assine a nossa newsletter gratuitamente.
E, se você curtir o conteúdo do Garfadas e estiver com alguns trocados sobrando no bolso, pode se tornar um colaborador do blog, por meio da nossa campanha no Apoie.se. Veja como funciona a campanha e as vantagens de ser um colaborador do Garfadas pelo Mundo.

imagem para pinterest livros de receitas
livros de receitas

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.