fbpx

O metrô de Londres no guia de viagem do Rodrigo Rodrigues.

Meu amor por Londres veio de uma temporada de oito meses na cidade. E, depois de todo esse tempo, quando voltei ao Brasil, uma das frases que ecoavam na minha cabeça era “Mind the gap between the train and the platform”. É algo como “cuidado com o vão entre o trem e a plataforma”. Pra quem não sabe, a frase é o aviso dado nas estações do metrô de Londres, toda vez que o trem para na plataforma, quando as portas se abrem para o pessoal entrar nos vagões.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu recebo uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

plataforma do metrô de Londres

Isso porque ninguém passa por Londres sem passar pelo menos uma vezinha pelo metrô da cidade.

E aqui vai a minha primeira dica pra quem visita a cidade pela primeira vez. Quando em Londres, para se referir ao metrô, diga “tube”, que é o termo utilizado pelos ingleses. Porque, lá, subway é só nome de rede de fast food. E vale lembrar da dica mesmo que você não utilize o metrô. Isso porque, certamente, em algum momento da sua viagem, você vai receber alguma informação do tipo “é ali, descendo na [insira o nome da estação]”. As estações do metrô de Londres são os melhores pontos de referência pra se guiar pela cidade.


Leia também a história de como surgiu a ideia do blog – e o que Londres tem a ver com isso.


Um guia de viagem utilizando o metrô de Londres

O tube é o meio de transporte mais rápido e organizado da cidade. Ele abrange todos os principais pontos turísticos de Londres, além de outros não tão turísticos também. Pensando nisso, o jornalista, apresentador e músico, Rodrigo Rodrigues (ex-Espn e hoje no Esporte Interativo), um apaixonado por Londres (como eu), teve a ideia de fazer um guia da cidade a partir das estações do metrô.

Atualização em junho de 2019: hoje, o Rodrigo é um dos apresentadores/comentaristas do canal Sportv.

Assim, no guia de viagem London London, o autor lista todos os pontos turísticos próximos a quarenta das 270 estações da cidade. Em cada estação, ele relaciona todas as linhas que a atendem e as informações úteis sobre cada um dos pontos turísticos. E, de lambuja, indica uma trilha sonora para cada uma das estações (pra quem não sabe, o Rodrigo é integrante da The Soundtrackers, banda de trilhas sonoras de cinema). Pra quem curte música, tem muita dica boa!

O metrô mais antigo do mundo

O sistema de metrô de Londres é o mais antigo do mundo, tendo sido inaugurado em 1863. A rede de linhas underground atende toda a zona central da cidade, além de boa parte das zonas periféricas. Mas o que parece um emaranhado de linhas, é, na verdade, uma barbadinha de utilizar.

Estações do metrô de Londres que são atrações por si sós.

Dentre as estações escolhidas pelo Rodrigo no London Lonbon, algumas já são os próprios pontos turísticos. É o caso, por exemplo, da Baker Street. A estação fica próxima à fictícia casa de Sherlock Holmes (“Elementar, meu caro Watson…”), e, por isso, tem uma decoração temática.

estação Baker Street metrô de Londres

Além disso, a Baker Street é a estação mais próxima do Madame Tussaud’s, o museu de cera, que vale a pena conhecer.

Outro exemplo é a King’s Cross St. Pancras, que é atração por dois motivos. O primeiro é a arquitetura exterior da estação, que é muito bonita. E o segundo atrai especificamente os fãs de Harry Potter (dentre os quais eu me incluo). Isso porque, na saga, a estação é a utilizada pelos bruxinhos para pegar o Hogwarts Express, o trem que os leva para a escola de bruxaria, partindo da plataforma 9 e 3/4.

plataforma 9 e 3/4 na estação de Kings Cross do metrô de Londres

Além disso, a estação é um dos pontos em Londres de onde parte o Eurostar, o trem que rapidinho te leva até Paris.

Estações que te deixam na porta de pontos turísticos famosíssimos

O guia do Rodrigo passa, ainda, pela Leicester Square, que é a estação que te deixa na porta do cinema Odeon, onde acontecem as badaladas pré-estreias em Londres. Passa também pela Oxford Circus, que fica no cruzamento das duas maiores ruas de compras em Londres. E, claro, passa pela Picadilly Circus, que é a estação dos famosos letreiros.

Foto dos letreiros na Picadilly Circus em Londres

No total, o guia elenca 40 estações do metrô de Londres. O resultado é um guia prático, com uma linguagem bem descontraída. Além disso, é um guia muito útil, principalmente pra quem vai a Londres pela primeira vez.

O London London tem apenas uma edição, de 2014, e pode ser adquirido online. O guia tem um ótimo custo-benefício: te traz um monte de informações úteis por um precinho camarada. E, se você adquirir o guia por meio deste link, você ainda ajuda a manter o blog, sem qualquer custo extra na sua compra.

E você, conhece Londres? Tem alguma dica bacana da cidade pra dar pra gente? Joga aí nos comentários!


Leia também

Guia de viagem para Londres, no blog Across The Universe

Quanto custa viajar para Londres, no blog Na Proa da Vida

A história de como surgiu a ideia do blog – e o que Londres tem a ver com isso.

Dicas de livros e guias de viagem


E se liga!

Pra quem vai para a capital inglesa, é bom ter em mente que as hospedagens por lá, principalmente na zona central da cidade, não custa barato. Mas, pesquisando bem, dá pra encontrar lugares legais.

E, nessa procura, o Booking.com ajuda horrores, porque tem centenas de opções, muitas com muitas com cancelamento grátis e sem necessidade de pré-pagamento. Isso significa que você pode reservar e, depois, se encontrar outro local melhor, com um preço mais acessível, pode fazer a troca sem qualquer custo. Além disso, o Booking.com tem só avaliações de hóspedes reais, ou seja, que realmente se hospedaram nos estabelecimentos. Então, pode confiar!



Booking.com

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu recebo uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

2 comentários em “O metrô de Londres no guia de viagem do Rodrigo Rodrigues.”

    1. Imagina! Dica boa é pra ser compartilhada. Esse guia é muito prático mesmo. Londres tem tanta coisa pra fazer que organizar pelas estações de metrô facilita muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.