fbpx
foto de fachada de cinema fechado dicas para viajantes em quarentena

Viajantes sem viagem: 5 ótimas dicas para a quarentena

Pra quem é viajante, a quarentena não é um período muito fácil. Além do adiamento ou cancelamento de viagens, dos planos adiados e dos prejuízos financeiros, ainda tem a ansiedade de não saber direito quando as coisas vão voltar ao normal, pra gente poder colocar o pé na estrada de novo. Eu espero que em breve, muito embora não esteja tão confiante nisso. Então, pra tentar aliviar essa ansiedade, e distrair um pouco a mente da enxurrada de notícias ruins dos últimos dias, dá só uma olhada nas minhas 5 dicas para a quarentena.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.

Dicas para a quarentena

O viajante quer estar na estrada. Sempre. Há os que são viajantes em tempo integral. E há aqueles que vivem emendando férias com feriadões, esticando finais de semana e aproveitando cada folguinha para viajar. Mas, independente do motivo ou da frequência com a qual se viaja, a ansiedade de saber quando vamos poder viajar de novo é enorme.

Então, pra acalmar o coração viajante, você pode viajar sem sair de casa, relembrando as viagens antigas, aprendendo a fazer comidas típicas, e vendo filmes, séries e livros não só sobre viagem, mas que também mostram e contam um pouco dos mais diversos destinos do mundo. Ou você pode não pensar em viagem – confesso que essa é a minha opção no momento.

O que é uma quarentena?

Tecnicamente, uma quarentena é uma restrição rígida de movimentação, em que as pessoas de um determinado local são proibidas de circular nas ruas e todos o comércio e serviços não essenciais são fechados ou paralisados. No caso atual, a quarentena foi adotada em vários países do mundo em razão da pandemia da covid-19, doença causada por um novo tipo de coronavírus.

A quarentena é uma medida muito mais drástica que a adotada aqui no Brasil, que se limitou a um distanciamento social voluntário. Apesar de escolas suspenderem as aulas, eventos terem sido cancelados, e boa parte do comércio ter sido fechado, muita coisa continuou funcionando, principalmente os estabelecimentos ligados a serviços essenciais. Além disso, não ficaram proibidas de sair às ruas. Quem podia se manter em casa, afastado do trabalho ou em teletrabalho, foi recomendado que o fizesse. Aqui em casa, por exemplo, além de mim, que já estudava e trabalhava em casa, o meu marido também passou a fazer teletrabalho.

Isso tudo para retardar a disseminação do vírus e evitar um contágio em massa da população, o que faria com que muita gente precisasse de atendimento médico ao mesmo tempo, resultando no colapso do sistema de saúde.

E como as viagens foram afetadas pela quarentena?

A pandemia do novo coronavírus vem causando inúmeros problemas sanitários e econômicos. E, no que diz com as questões econômicas, o setor do turismo foi certamente um dos mais afetados. O que trouxe vários prejuízos tanto para quem trabalha no setor, quanto para os viajantes em geral.

Tendo em vista a rápida disseminação do vírus da covid-19, uma das primeiras medidas adotadas pelos países em geral foi suspender a circulação de pessoas além fronteiras. Ou seja, muitos países determinaram o fechamento de suas fronteiras, o que levou as companhias aéreas a suspenderem a quase totalidade dos seus voos.

Além disso, com o fechamento de atrações e comércio, o cancelamento de eventos e a proibição de aglomerações mesmo em locais abertos (praias, por exemplo), houve a paralisação também das viagens pela via terrestre. Por exemplo, eu e o Cadu tínhamos programado uma viagem de carro pela Serra Catarinense para o meio de abril. Foi necessário adiá-la por tempo indeterminado.

Bem frustrante, não? Então, pra distrair a mente de todo esse caos, eu busquei formas de viajar sem sair de casa, por meio de livros, filmes, séries ou receitas típicas. Ou então formas de relaxar sem pensar em viagem. Obviamente, por o pé na estrada faz falta. Mas essas dicas para a quarentena já vão ajudar a acalmar o seu coraçãozinho viajante.

5 ótimas dicas para a quarentena

Viaje lendo livros

Livros são uma das minhas formas preferidas de viajar sem sair de casa. Isso porque ler já é um dos meus passatempos preferidos. Se envolver o tema viagem, aí fica melhor ainda! Como dicas para viajantes em quarentena, há alguns livros sobre viagem, ou cujas histórias se passam em diversas cidades do mundo, que eu gosto bastante, como, por exemplo:

Viaje vendo filmes

Há dezenas de filmes que, mesmo não falando especificamente sobre viagens, fazem você viajar sem sair do lugar. Dá uma olhada nessa lista que eu publiquei num dos últimos posts lá no blog:

  • Anjos e Demônios (2009)
  • Trilogia do “Antes”: Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr do Sol (2004), Antes da Meia-noite (2013)
  • Cartas para Julieta (2010)
  • O Código da Vinci (2006)
  • Inferno (2016)
  • Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)
  • Meia-noite em Paris (2011)
  • Só Você (2004)

Viaje experimentando receitas típicas

Sim, também dá pra viajar sem sair de casa reproduzindo e comendo pratos típicos das mais diversas partes do mundo.  É pra viajar sem sair da cozinha, no caso. Você pode começar com a culinária italiana, já que provavelmente você já tem vários dos ingredientes dela na sua cozinha. Vai dizer que você não tem aí uns bons tomates e um queijo parmesão? E, se você não sabe por onde começar, este livro pode te ajudar. Além dele, o do Jamie Oliver também é uma mão na roda! 

Outra culinária pela qual eu gosto muito de me aventurar é a peruana. Sou apaixonada pelos sabores dessa gastronomia. Tanto que o ceviche, um patrimônio cultural peruano, é um dos meus pratos preferidos da vida. Se você também quiser viajar pelo Peru por meio da gastronomia, tem vários livros de receitas que podem te ajudar. Dá uma olhada nos que eu uso por aqui: 

Viaje relembrando as viagens antigas

Recordar também é viajar. Aproveite esse tempo pra rever fotos antigas, organizar arquivos e álbuns e relembrar histórias de viagens. Eu faço muito isso por aqui, não só em épocas de quarentena. Por exemplo, o último post que escrevi lá no blog é exatamente sobre isso: memórias de uma viagem fantástica, que muito muita coisa na minha vida.

Não pense em viagens

Sim, não pensar em viagens também é uma ótima dica para a quarentena. Parece impossível pra quem trabalha com viagens ou é daqueles que termina uma viagem já programando a próxima. Talvez para os primeiros seja mesmo. Mas, pra quem não depende das viagens para pagar os boletos, mudar o foco pode fazer bem. Porque se, pra você, falar e pensar em viagem agora soa absurdo e só traz de volta aquelas frustrações com os planos adiados, os prejuízos sofridos e aquela ansiedade de não saber o que vem pela frente, então a solução é direcionar a mente pra outras coisas.

Mas, então, o que fazer?

Aqui em casa, tem sobrado tempo durante esse período de quarentena. Sem sair de casa (a não ser pra atividades essenciais), fazendo home office (sem perder o tempo do deslocamento até o trabalho), sem filhos pequenos e sem compromissos sociais, temos tido bastante tempo livre por aqui. Não que momentos de ócio não sejam importantes. Mas, num período de caos como esse, em que a gente acaba sendo bombardeado com informações e notícias ruins, é sempre bom encontrar alternativas pra não passar o tempo todo grudado no noticiário ou vagando pelas redes sociais.

Eu, por exemplo, estou aproveitando o tempo livre nesta quarentena pra colocar as minhas leituras em dia e diminuir a fila de livros ainda não lidos lá na estante. Além disso, estou fazendo cursos para me aprofundar em assuntos relacionados ao blog e melhorar o conteúdo por aqui. E, ainda, ando cozinhando mais e tricotando de vez em quando (tricô e crochê são hobbies bem recentes, mas que eu tenho curtido bastante).

Tudo isso tem feito um bem danado pra minha cabeça, que já andava meio esgotada com toda a carga de informações sobre a pandemia atual e com a ansiedade causada pela impossibilidade de fazer muitos planos num curto prazo.

E quais são suas dicas para a quarentena?

Como deu pra ver, há várias formas de viajar sem sair de casa. Seja lendo um livro de viagem, vendo um filme com cenários famosos, experimentando receitas típicas ou relembrando viagens passadas. Tudo ajuda na hora de matar a saudade de viajar e aliviar um pouco a mente das preocupações e da carga de informações negativas que a gente anda recebendo todo dia.

E você, como faz pra acalmar esse coraçãozinho viajante? Tem algum livro de viagem que você adora? Ou aquele filme que você não cansa de ver? Tem alguma uma comida típica que você costuma ou está aprendendo a fazer em casa?

Ou você simplesmente resolveu não pensar em viagens? Nesse caso, como você tem aproveitado o seu tempo?

Conta pra gente quais são as suas dicas para a quarentena!


Leia também