O Beco do Hamburguer é um lugar meio escondido no Beco dos Barbeiros, uma ruazinha só para pedestres, no centro do Rio de Janeiro. Lá não tem complicação, não tem frescura. E não é que eu não goste de coisas mais elaboradas. Mas é que, em tempos de “gourmetização” de tudo, são as coisas mais simples que acabam nos reservando as melhores surpresas.
De onde vem o nome Beco dos Barbeiros
Reza a lenda que, antigamente, o local abrigava os barbeiros/dentistas/médicos da época. Sim, o negócio era 3 em 1 mesmo. Faziam barba, cabelo e bigode e ainda arrancavam dentes – sem anestesia, que só surgiu tempos depois. Além disso, faziam sangrias com sanguessugas, pra curar os doentes. As sanguessugas são o antepassado do moderno cupping, tratamento feito com uns vidrinhos aquecidos e sem jorrar sangue, muito utilizados por atletas.
Mas, hoje, o Beco dos Barbeiros não tem mais barbeiros, nem sanguessugas. Hoje, o Beco dos Barbeiros tem hambúrguer. E dos bons.
Update: O Beco do Hamburguer abriu uma nova loja, na Rua da Quintanda, nº 190, também no centro do Rio.
O Burguer do Beco do Hamburguer.
O Beco do Hamburguer não costuma aparecer nos guias de viagem (eu, ao menos, não vi em nenhum). Acredito que quem frequenta o lugar, na maioria, é quem frequenta o centro do Rio. Ou então quem tem um amigo carioca que leva para conhecer os cantinhos bacanas de lá. Aliás, falei sobre outro desses cantinhos nesse post aqui.
No sistema do Beco do Hamburguer, primeiro, você escolhe se quer hambúrger ou cheeseburger. Depois, se vai ser simples ou duplo, e, em seguida, se vai ser com ou sem bacon. Por fim, escolhe os complementos: alface, tomate, cebola, picles, ketchup, mostarda e molho da casa. E ainda escolhe se quer fritas e/ou refrigerante, que é servido no sistema de refil. Assim, ó:
E eu não me fiz de rogada. Acionei o modo “pé na jaca” e escolhi um cheeseburger com bacon e todos os complementos, mais as fritas e o refrigerante. Salivei só de lembrar:
Você também escolhe o ponto do hambúrguer. Eu, como de costume, pedi o meu ao ponto, que aí ele vem assim, rosado por dentro.
O Cadu, por sua vez, acionou o modo “pé na jaca – nível turbo”, e pediu um hambúrguer duplo, com bacon e todos os complementos, mais fritas e refrigerante. Vejam o tamanho da criança:
É verdade que os burguers são meio desengonçadinhos. Mas, com hambúrgueres de carne Angus, pão de batata e batatas fritas bem sequinhas, temperadas com páprica, quem se importa com isso?
No final, os dois lanches completos custaram R$ 73,80. Sem dúvida, um bom custo-benefício, já que os combos são super bem servidos.
Como chegar até o Beco do Hamburguer
Pra chegar até o Beco do Hamburguer é facinho, facinho. Desça na estação Uruguaiana do metrô, ou na Carioca, e siga em direção à Praça XV.
[googlemaps https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m14!1m8!1m3!1d14701.1189847475!2d-43.1758942!3d-22.9030504!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x0%3A0xfd45b3590f65d1cb!2sBeco+do+Hamburguer!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1474239765268&w=600&h=450]
Conhece o Beco do Hamburguer? Conhece algum lugar bacana no centro do Rio? Então, conta aí pra gente!
Mas, antes de ir embora, aproveita pra dar uma olhada no que tem aqui no blog sobre o Rio de Janeiro.
Ah, e tem também dicas de Petrópolis e Teresópolis também, pra quem vai curtir a Serra Fluminense.