Não, eu não acho que já seja seguro viajar. Até porque, além de todas as questões de saúde que envolvem a covid-19, muitas fronteiras ainda estão fechadas para nós aqui no Brasil, especialmente em muitos dos principais destinos dos turistas brasileiros. Então não, o post não é pra dizer pra quem mora aqui no Brasil “bora lá, que já dá pra voltar a viajar”. Mas planejar viagens futuras é perfeitamente possível e até recomendável. Mesmo que o futuro seja, sei lá, daqui a seis meses, um ano ou mais. Então, se você já está planejando sua próxima viagem, acho que é importante você olhar essa lista de condições indispensáveis para voltar a viajar com segurança.
Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.
6 coisas indispensáveis para voltar a viajar com segurança
1. Paciência
A primeira condição indispensável para que se possa voltar a viajar com segurança é paciência.
Primeiro, porque você vai precisar de paciência pra esperar o momento certo de viajar. Com a pandemia ainda fora de controle no país, eu honestamente não acho que já tenha chegado a hora de voltar às viagens. Muito embora o movimento no Brasil seja de flexibilização, e muitas pessoas já estejam passeando por aí, provavelmente seja mais seguro você esperar um pouco, para, pelo menos, poder encontrar o país, e o mundo, em melhores condições do que agora. Abrir mão de viajar neste momento, colaborando para manter baixa a circulação de pessoas (e, com isso, ajudar a não aumentar a disseminação do vírus) significa poder viajar com mais tranquilidade depois.
E, segundo, porque, se você mesmo assim resolver viajar, muito provavelmente todos os lugares do seu destino, dos aeroportos aos restaurantes, passando pelos hotéis e pelas atrações, vão estar aplicando os protocolos sanitários necessários e isso poderá causar alguma demora nos procedimentos. Isso no caso dos lugares responsáveis, claro. E eu espero que você escolha esses lugares responsáveis e não se arrisque por aí, viu. Por isso, tenha paciência. 🤷🏻♀️
2. Máscaras e álcool em gel
Não tem jeito. Máscaras e álcool em gel vão ser os novos itens que você não vai poder esquecer de levar em uma viagem. O álcool em gel mantém suas mãos higienizadas, pois há uma chance, ainda que menor, de infecção pelo coronavírus por meio de superfícies contaminadas (esse risco é pequeno, mas existe). E as máscaras, além de conter a disseminação do vírus pelo ar (que é o principal meio de espalhamento do vírus), são uma boa forma de evitar que você toque as vias aéreas com as mãos não higienizadas.
As máscaras podem ser incômodas, eu sei. Mas são também o melhor jeito de diminuir a velocidade na disseminação do vírus. Não evitam a infecção, mas, se usadas em conjunto com o distanciamento necessário, podem ser bem eficientes.
3. Políticas flexíveis de cancelamento e modificação de passagens e outros serviços
Todo mundo que precisou cancelar ou adiar viagens em função da pandemia percebeu o perrengue que isso pode ser. E, considerando as incertezas do momento, as fronteiras podem fechar de uma hora para a outra caso a covid-19 no seu país de destino volte a ficar sem controle. E isso pode ocorrer porque, cada vez que as fronteiras são reabertas e a quarentena é flexibilizada, há uma considerável possibilidade de o país ter uma segunda onda da pandemia.
Então, para voltar a viajar com segurança, é muito importante que você preste atenção nas políticas de cancelamento e modificação de todos os serviços que você pretende contratar pra sua viagem. Além disso, dê preferência para as políticas flexíveis, mesmo que a oferta seja mais cara em função disso. Isso pode evitar ou mesmo diminuir um possível prejuízo depois.
4. Hotéis que observem protocolos sanitários
Tendo em vista os meios de infecção pelo coronavírus, é muito importante verificar se o hotel em que você pretende se hospedar está adotando os protocolos sanitários necessários.
Por exemplo, verifique se os hotéis estão dando intervalos de tempo de pelo menos 24h entre a saída e a entrada de novos hóspedes nos quartos. Além disso, verifique se o hotel está respeitando a limitação no número de hóspedes e se estão exigindo uso de máscaras. Pra completar, certifique-se de que as superfícies estão sendo higienizadas adequadamente, se o café da manhã está sendo servido individualmente e não mais em forma de buffet, além de outras formas de higienização e distanciamento.
5. Seguro-viagem
Além disso, em alguns países, como os da União Europeia, o seguro viagem é obrigatório. Então, independente de pandemia, verifique se o seu país de destino exige a contratação do seguro.
E também preste atenção no que está dentro da cobertura da seguradora, pois, em regra, as seguradoras não cobrem despesas decorrentes de doenças em situação de pandemia. A boa notícia é que, durante a pandemia da covid-19, várias seguradoras passaram a cobrir não só o período entre o primeiro atendimento emergencial até o diagnóstico da doença, mas também as despesas médicas hospitalares mesmo após o diagnóstico da doença. Por isso, fique ligado no que vai estar coberto pelo seguro.
6. Mais rigor na hora de escolher onde comer
Não que eu não usasse de rigor na hora de escolher onde comer, mas agora isso se tornou ainda mais importante. Isso porque, assim como os hotéis, os estabelecimentos de alimentação também deverão observar os protocolos sanitários, como o distanciamento entre as mesas, a limitação do número de pessoas, a exigência de máscaras e a higienização adequada.
Portanto, dê suas garfadas com responsabilidade e segurança. 😉
7. Vacinas
É, eu sei que vacinas ainda são uma realidade bem distante aqui no Brasil. Mas já são uma realidade no mundo e alguns países já começaram a, pelo menos, tornar mais fácil a entrada de quem já está vacinado. E esta deve ser mesmo a tendência: quem ficar pra trás na vacinação, vai ficar pra trás também na hora de viajar.
Uma última dica para voltar a viajar com segurança: aceite a nova realidade
Não adianta. Até que haja vacina para todo mundo, a realidade de viajar enquanto o vírus da covid-19 ainda estiver a solta por aí, sem qualquer possibilidade de imunização, vai ser a dos protocolos sanitários. E é preciso respeitá-los. Porque eles não são sobre você, sobre você não se infectar. Eles são sobre toda a coletividade, sobre a proteção dos outros ao seu redor.
Portanto, quando você entender que já pode viajar de novo, respeite as medidas impostas. Mesmo que você não se sinta confortável com a máscara, ou esteja cansado de esperar em filas para medir temperatura, ou queira sentar em um bar e tomar sua bebida com os amigos, lembre-se que, ao se cuidar, você estará cuidando dos outros. Então, tenha empatia e senso de coletividade e respeite os protocolos sanitários.
As imagens utilizadas neste post foram retiradas de bancos de imagens gratuitas.
Leia também
- Turismo na pandemia: como os países estão retomando as atividades no setor
- O mundo depois da pandemia: quando e como vamos viajar de novo
Organize sua viagem!
Hospedagem
Eu geralmente escolho as hospedagens onde ficamos pelo Booking.com. Pra mim, é a melhor plataforma online de hospedagens. Tem milhares de opções, muitas com cancelamento grátis e várias sem pré-pagamento. Mas, o que eu mais gosto são as avaliações, que são feitas somente por hóspedes reais, ou seja, que realmente se hospedaram nos lugares.
Para fazer sua reserva, você pode clicar neste link ou utilizar a caixa de pesquisa na barra lateral da página inicial do blog.
Mas, se a ideia é vivenciar o destino como se fosse um local, uma outra ótima opção é alugar sua hospedagem pelo Airbnb, onde você pode encontrar apartamentos e casas inteiros, além de quartos em casas de moradores do lugar. E o melhor é que, se for a sua primeira reserva pela plataforma, você pode ganhar um bom desconto utilizando este link aqui.
Nós já utilizamos o Airbnb em mais de uma oportunidade e adoramos a experiência em ambas! E um desses lugares em que nos hospedamos ainda está disponível na plataforma.
Além disso, se o que você quer é encontrar pacotes de viagem com ótimos preços e condições, então dá uma olhadinha no Hurb.com, site que tem milhares de opções entre pacotes, hospedagens e atividades. Dá pra encontrar vários descontos bacanas, com opções de pagamento parcelado e de cancelamento gratuito.
Aluguel de carro
Certamente, uma das melhores formas de se conhecer um país é alugando um carro. E, nesse caso, vale a pena fazer a reserva antecipada online, o que pode lhe garantir alguns descontos. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.
Seguro viagem
Uma das providências mais importantes a ser tomada para viajar com segurança é contratar um seguro viagem. Isso porque ninguém está livre de ficar doente ou sofrer algum acidente. E aí ter um seguro viagem, especialmente aqueles na modalidade em que o pagamento das despesas é feito pela seguradora (e você não precisa desembolsar nada), faz toda diferença. Já imaginou voltar de viagem com uma conta hospitalar enorme pra pagar?
E, pra encontrar as melhores opções de seguro viagem, o site da Seguros Promo é muito bom. Ele consolida as informações de todas as seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, em que o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem. Facilita muito a vida do viajante ter todas as opções de seguro viagem em um mesmo lugar, pra poder comparar e encontrar a melhor opção.
Tours e ingressos antecipados
Mesmo que você prefira fazer a viagem por sua conta, em algumas oportunidades vale a pena reservar um passeio guiado. E nisso, a Get Your Guide pode te ajudar, já que a empresa conta com um extenso catálogo de tours em diversas cidades do mundo, para incrementar a sua viagem. A maioria das reservas pode ser cancelada com até 24 horas de antecedência.
Além disso, a empresa também vende ingressos antecipados para as principais atrações turísticas do mundo, o que facilita muito a vida do viajante, evitando a perda de tempo naquelas filas intermináveis. Vale muito a pena!
Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados aqui do blog.