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foto de mulher com notebook no post ferramentas para criar um blog

O que você precisa para criar um blog

Eu passei muito tempo querendo criar um blog, mas não sabia como começar. Não sabia sequer sobre que assunto queria escrever. Quando encontrei o assunto, gastronomia e viagem, veio a dúvida: como criar um blog?

Comecei bem modesta, no Blogger, do Google. Apesar de ser uma plataforma fácil de se utilizar, eu achava aquilo lá muito rudimentar. Queria uma plataforma mais “arrumadinha”, mais com cara de site mesmo. Foi aí que eu descobri a plataforma WordPress.com, que tem hospedagem e domínio gratuitos.

Mas claro que essa gratuidade vinha com várias restrições. A plataforma já prontinha e gratuita não me dava muita margem para personalizar o blog. Resolvi assinar o plano básico da plataforma, o mais baratinho, que me dava um pouco mais de recursos, ainda que insuficientes.

Depois disso, já com alguns posts publicados, percebi que podia fazer do blog um trabalho. Foi aí que eu descobri o Worpress.org, uma plataforma gratuita pra criar um blog pra chamar de meu. Mas pra chamar de meu mesmo: contratar hospedagem, adquirir domínio, escolher e personalizar tema, tudo por minha conta.

Se o que você quer é criar um blog, veja as ferramentas que podem te ajudar

Como dá pra ver, eu passei por todas as fases para criar um blog: fui da plataforma mais simples até a mais complexa, utilizando diversas ferramentas ao longo desse tempo de criação e aperfeiçoamento do Garfadas. Então, se você pensa em criar um blog (ou se já criou, mas quer melhorá-lo), dá uma olhada nessa lista de ferramentas que já me ajudaram, e outras que ainda ajudam, no desenvolvimento do site, na criação de conteúdo e na monetização do blog.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você

Todos os produtos e serviços listados são indicações espontâneas, de coisas que eu realmente gosto e utilizo ou já utilizei. Para saber mais, confira a política editorial aqui do blog.

Hospedagem

O que é uma hospedagem?

A hospedagem é um servidor que armazena os arquivos (textos, imagens e códigos) que compõem o conteúdo de um site, permitindo que outros computadores acessem esse conteúdo. Ou seja, é um servidor que vai guardar tudo o que colocar no site, deixando tudo disponível para acesso pela internet.

Mas por que eu preciso de uma hospedagem pra criar um blog?

Como eu já mencionei, logo que eu eu comecei a escrever o blog, depois de desistir do Blogger, eu passei a utilizar o WordPress.com, que já incluía a hospedagem. É uma ótima opção pra quem quer criar um blog somente como um passatempo.

Mas, como eu decidi que faria do blog um trabalho, ficar em uma plataforma gratuita não seria a melhor opção. Isso porque utilizar uma plataforma gratuita, já com a hospedagem incluída, é como se você estivesse hospedado na casa de alguém. E, quando você está hospedado na casa de alguém, você fica sujeito às regras do anfitrião, não é mesmo? Mas e se o anfitrião resolve vender a casa e ir embora, como é que você fica?

Pois é. É exatamente o que acontece quando você utiliza uma plataforma gratuita, que já fornece a hospedagem. Quem decide quais são as regras e quanto tempo e como você pode utilizar a plataforma, é a própria plataforma. Então, pra que você não fique à mercê do dono da “casa”, o ideal é que você você contrate sua própria hospedagem. Porque aí é você quem faz as regras. Você personaliza o seu blog, com uma quantidade muito maior de recursos, principalmente em termos de SEO e personalização de temas.

Bluehost

A Bluehost é a hospedagem que eu utilizo aqui no blog, mas existem inúmeras outras. Algumas até mesmo com preço inferior à da Bluehost, ou outras que parecem ter mais ferramentas e melhor funcionamento, mas que tem um valor mais elevado. O negócio é pesquisar bastante e ver o que é melhor no seu caso.

Mas, falando por mim, até agora, eu estou bem satisfeita com a Bluehost. Acho que, pra quem está começando, é uma ótima opção. A hospedagem tem um valor promocional para o primeiro mês e a garantia de 30 dias para devolução do dinheiro, caso você não fique satisfeito com o serviço. Dá pra começar a montar um blog por menos de 4 dólares por mês!

Eu acho o valor da Bluehost bem razoável pela quantidade de ferramentas que ele oferece, pela facilidade de instalação do Worpress e pela assistência técnica 24h por dia, sete dias por semana. Umas duas ou três vezes, desde que comecei a utilizar a Bluehost, precisei de ajuda para resolver problemas técnicos. Fui muito bem atendida e os problemas resolvidos. De outro lado, já ouvi relatos de que o carregamento da página com a Bluehost é mais lento. Pra quem tem sites mais “pesados”, isso pode ser um problema.

Tráfego

Tráfego certamente é um assunto muito importante quando se quer criar um blog. Afinal, se você se dá ao trabalho de montar um blog, criar um conteúdo bacana e lançá-lo na internet, é provável que você queira que outras pessoas leiam os seus posts. É aqui que entram os os mecanismos de otimização de pesquisa (SEO – Search Engine optimization).

Porque não dá pra depender só daquele boca a boca pra divulgar os posts. Ou só do trabalho hercúleo que é ficar postando, repostando e compartilhando o seu conteúdo nas redes sociais. Por isso, o SEO é, basicamente, a ferramenta que vai ajudar o blog a ser “notado” pelo Google e, consequentemente, encontrado pelos leitores. E, além disso, quanto mais tráfego você tiver no seu site, melhores são as condições para a monetização dele, caso você tenha essa intenção.

Yoast SEO

E, para garantir o SEO do seu blog, o plugin Yoast é uma ferramenta ótima, facílima de utilizar. Basta instalar o plugin na plataforma em que você mantém o blog. A versão gratuita do plugin é mais do que suficiente para o seu blog, não sendo necessário, em princípio, adquirir a versão premium. Além disso, no site da Yoast, você pode se inscrever em vários cursos sobre SEO, alguns deles gratuitos.

Lembrando que a instalação deste plugin somente é possível se você montar um blog com hospedagem própria (a versão free do Worpress.com não permite instalação de plugins).

Servidor de email

Se a sua intenção é criar um blog não apenas como passatempo, mas sim como uma atividade profissional, formar uma lista de emails é muito importante. Porque nessa lista é que vão estar aqueles leitores mais fiéis do seu blog, aqueles que não vão querer perder nada do que você publicar, ou serão mais propensos a comprarem os produtos que você indicar.

Mailchimp X Mailerlite X Converkit

Eu comecei usando o Mailchimp, na versão gratuita, que permite a inscrição de até 2000 contatos. Porém, eu não me adaptei muito bem com o layout e as funcionalidades do Mailchimp, e acabei migrando para o Mailerlite, também na versão gratuita, que é o que eu uso atualmente. Apesar de o Mailerlite, nessa versão gratuita, permitir a inscrição de, no máximo, 1000 contatos, eu achei o layout e as funcionalidades dele melhores e mais fáceis de usar que os do Mailchimp.

O plano gratuito do Mailerlite não possui todas as funcionalidades dos planos pagos, mas o que ele oferece já é bem suficiente pra quem está começando.

Além deles, há ainda o Converkit, que é um servidor muito utilizado por grandes blogs, principalmente no exterior. Eu ainda estou começando a testá-lo, pelo plano gratuito, que permite a inscrição de até 500 contatos. Ele é o mais caro dos três servidores, então tem que pensar bem se vale a pena investir. Do que eu já vi até agora ele tem ótimas funcionalidades, algumas até melhores que o Mailerlite, principalmente alguns templates para formulários e landing pages. Mas, em geral, o Mailerlite me parece tão bom quanto o Converkit (e, ambos, melhores que o Mailchimp).

Como os três servidores possuem planos gratuitos, você pode testar cada um deles e ver qual melhor se adapta as suas necessidades e ao seu orçamento.

Cursos que você precisa pra criar um blog

Se você pretende levar o seu blog a sério e até mesmo torná-lo rentável, vai ter que investir em qualificação, ainda mais se você for como eu, que não tem qualquer formação na área de comunicação ou tecnologia da informação.

Mas, primeiro, deixa eu dar um conselho: antes de você sair por aí comprando tudo quanto é curso, dê uma vasculhada na internet. Tá cheio de cursos e ebooks muito úteis por aí, sem que você precise gastar seu suado dinheirinho. É claro que ninguém entrega o ouro de graça, então esses conteúdos gratuitos possuem geralmente as dicas mais básicas. Mas, para quem está começando a criar um blog, eles ajudam muito! Inclusive, foi assim que eu, sem entender absolutamente nada de desenvolvimento de sites ou de tecnologia da informação, consegui criar um blog sozinha.

Depois, quando você já estiver mais ambientado nesse mundo dos blogs, aí você parte para os materiais pagos. Não saia por aí gastando dinheiro à toa! E, antes de comprar qualquer curso ou ebook, pesquise muito, pra não cair em golpe. Um bom critério é não acreditar em nada que faça parecer que é só criar um blog que o dinheiro vem da noite para o dia. Não é nem um pouco assim.

Dado o conselho, aí vão alguns cursos para iniciantes, dados por outros blogueiros. São cursos que eu fiz e que, pra mim, valeram a pena.

Blog by Number

O Blog by Number é o curso da Suzy Whitford, do Start a Mom Blog. Foi um dos últimos cursos que eu fiz, mas deveria ter sido o primeiro. Porque a Suzy explica, de uma forma muito didática e simpática, todo o passo a passo para criar um blog. Foi aí que eu vi quanta coisa eu estava deixando de fazer, ou fazendo errado, e o quanto o blog precisava melhorar.

Apesar de a Suzy ter como foco principal mães em tempo integral que querem criar um blog para ter uma fonte de renda sem precisar ficar longe dos filhos, o conteúdo do curso vale para blogs de qualquer nicho. São vários módulos, que vão desde a contratação da hospedagem até a monetização, passando pela criação da lista de emails, pelas técnicas de SEO e pela utilização das redes sociais para divulgar o blog.

O curso é todo em inglês, então é necessário um certo conhecimento da língua. Mas, se isso não for um problema pra você, o curso da Suzy vale a pena.

List by Number

Esse é outro curso da Suzy Whitford, também em inglês, mas agora focado na construção da lista de emails para o blog. O formato deste curso é semelhante ao do Blog by Number. Nele, a Suzy explica muito didaticamente como utilizar a lista de emails para o crescimento do blog: qual provedor escolher, o que mandar para os leitores, como montar automações e como criar brindes para convencer os leitores a se inscreverem na sua lista. Para explicar o funcionamento dos provedores de email, ela se utiliza do Converkit e do Mailerlite, dois dos provedores que eu mencionei antes.

Pins for Profit

Esse curso é da Mckinzie Bean, do Moms Make Cents, outro blog para mamães em tempo integral que querem criar o seu próprio blog. Mas o Pins for Profits é específico para o Pinterest, plataforma de busca que se assemelha ao Google imagens e que ajuda horrores a trazer tráfego para o blog (no meu caso, o Pinterest é a minha segunda fonte de tráfego, só perdendo para a busca orgânica do Google).

No curso, também em inglês, a McKinzie ensina como montar sua conta no Pinterest, como criar pins que chamem a atenção e mostra algumas estratégias para obter maior alcance com os pins. É um curso bom, mas, se eu tivesse feito o Blog By Number antes, não teria feito este aqui. Isso porque, lá naquele curso da Suzy, ela também ensina sobre Pinterest e ainda mostra algumas estratégias que eu acho bem mais efetivas que as deste curso.

Pinterest Boss – Pinterest Marketing para Negócios

Esse é um curso sobre Pinterest, em português, ministrado pela Raquel, do blog Plano B Life, que é especialista naquela plataforma. O curso é muito completo e é constantemente atualizado pela Raquel. O foco dele é o marketing digital por meio do Pinterest, já que a plataforma é um recurso bem poderoso pra vendas. Mas o curso pode servir também pra qualquer pessoa que quiser entender melhor o funcionamento do Pinterest e utilizá-lo como ferramenta de tráfego para o seu blog.

Making Sense of Affiliate Marketing

Este curso foi o primeiro curso pago que eu fiz, mas que, na verdade, deveria ter sido o último. E eu já explico o porquê.

O Making Sense of Affiliate Marketing é o curso online da Michelle Schoereder-Gardner, ex-analista financeira e agora autora do blog Making Sense of Cents, sobre organização financeira e estilo de vida.

No curso, a Michelle ensina todas as técnicas de marketing de afiliados que ela utiliza para tornar o blog dela rentável. Ela expõe, por exemplo, como um único post já rendeu mais de 300 mil dólares com marketing de afiliados. E também publica os rendimentos mensais do blog, atualmente em torno de 100 mil dólares, para os quais o marketing de afiliados é a maior fonte. Não é um curso milagroso, nem vai te fazer ficar rico da noite para o dia. E isso não é prometido pela Michelle. O que ela promete é ensinar tudo o que ela utiliza no blog dela para ganhar dinheiro com o marketing de afiliados. E isso ela entrega. Mas daí a você realmente obter renda dessa forma, vai depender do seu esforço e de outras ferramentas, que te possibilitem gerar tráfego para o seu blog.

Mas por que é necessário tráfego para ter sucesso com o marketing de afiliados?

Por que, diferente dos posts patrocinados, o marketing de afiliados é uma publicidade feita espontaneamente pelo blogueiro, que só recebe a comissão se o anúncio se converter em aquisição do produto ou serviço. Traduzindo, se o leitor realizar alguma compra por meio do link de afiliado do blogueiro.

Então, para o marketing de afiliados ser bem sucedido, ou seja, para que você realmente consiga obter renda com as compras feitas pelos leitores utilizando os seus links, você vai necessariamente precisar de muito tráfego. Mas muito tráfego mesmo. Isso porque, como a quantidade de pessoas que realizam compras por meio dos links de afiliados é apenas uma pequena parcela da totalidade dos usuários do blog, é necessário que essa totalidade seja enorme pra que você tenha um número razoável de usuários comprando algum produto ou serviço por meio do seu blog.

Esse é o motivo pelo qual eu disse que este deveria ter sido o último curso a ser adquirido. Porque quando eu resolvi fazer esse curso, eu estava muito longe de ter um tráfego minimamente razoável para o marketing de afiliados trazer algum retorno. Aí, por melhor que o curso seja – e ele é mesmo muito bom pra quem é totalmente leigo no assunto, como eu era -, o resultado não vai ser o esperado.

Resumindo: tráfego primeiro, monetização depois

Então, antes de você investir em um curso sobre marketing de afiliados (seja este ou qualquer outro), se preocupe em produzir conteúdo de qualidade para o seu blog, em criar uma lista de emails e em aprender tudo sobre SEO (que eu mencionei antes no post), pra que você possa gerar tráfego suficiente para o marketing de afiliados dar algum retorno.


Pronto! Agora você já tem todas as ferramentas pra começar o seu blog!

Tem um blog e já conhece essas ferramentas? Então deixa sua opinião ali nos comentários!


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