fbpx
foto de mapa e objetos para viagem

Para organizar a viagem: 11 produtos e serviços que vão te ajudar!

Se você é quem organiza suas próprias viagens, sabe como é ser soterrada pela quantidade de informações sobre viagem disponíveis por aí. E a dificuldade aumenta na hora de escolher os produtos e serviços para viagem: onde reservar o hotel? Como alugar um carro? Qual o melhor guia? Esses serviços são confiáveis? Então, pra ajudar a resolver essas suas dúvidas, criei uma lista com produtos e serviços para organizar a viagem. São eles que eu utilizo na hora de organizar as nossas viagens por aqui. E posso dizer que eles ajudam até a economizar na hora de viajar.

Todos os produtos e serviços listados são indicações espontâneas, de coisas que eu realmente gosto e utilizo ou já utilizei, conforme a política editorial aqui do blog.

Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.

Produtos e serviços para organizar a viagem

Booking.com

É sempre a primeira minha opção para reservar hospedagens. Tem milhares de opções para todos os gostos e bolsos, inúmeras delas com cancelamento grátis e sem necessidade de pré-pagamento. Além disso, as avaliações são bem confiáveis, já que somente os hóspedes reais podem avaliar.

Quando eu descobri o Booking, as opções eram basicamente hotéis e pousadas. Mas agora há uma infinidade de opções de apartamentos, com ótimos preços, pra quem prefere uma experiência mais “local”. Ou também pra quem quer economizar, já que, ao se hospedar assim, você tem a possibilidade de fazer pelo menos uma parte das suas refeições em casa, comprando os mantimentos em mercados locais.

Mas tem mais: o Booking tem o Genius, programa de fidelidade pra quem reserva com frequência pela plataforma. Com duas reservas, você já tem direito a 10% de desconto em várias hospedagem com bastante procura. Já com cinco estadias você ganha 15% de desconto, e ainda garante café da manhã ou upgrade grátis em algumas hospedagens.

Pra completar, pelo site ainda é possível buscar por carros para alugar e táxi para aeroportos. E, antes da sua viagem, o Booking te manda um guia do seu destino. Não é um Lonely Planet, mas pode ser útil para organizar a viagem e montar seu roteiro.

Booking.com

Airbnb

O Airbnb é um site especializado em aluguéis por temporada, no qual você pode alugar um imóvel inteiro, um quarto só pra você ou um lugar em um quarto compartilhado. O site é bem confiável, mas certifique-se sempre de ter lido todas as informações, bem como as avaliações dos hóspedes. O Melhores Destinos tem um post bacana com dicas para utilizar a plataforma.

Eu usei o Airbnb duas vezes, uma em Santiago, no Chile, e outra em Sydney, na Austrália. Em ambas, os apartamentos eram exatamente como mostrados nas fotos e os anfitriões foram ótimos. Mas já li vários relatos de pessoas que tiveram problemas em outras acomodações. Por isso, ler as avaliações sobre o imóvel e sobre o anfitrião é tão importante.

E agora, em tempos de pandemia e quarentena, o Airbnb criou uma plataforma com experiências online: aulas de culinárias, tours virtuais e diversas outras experiências bem bacanas, pra quem ainda não pode sair viajando por aí.

Uma observação importante:

Há algumas cidades pelo mundo que proíbem o Airbnb ou fazem várias restrições. Isso porque o site objetiva ser uma plataforma de economia compartilhada, em que se pressupõe o compartilhamento de bens e serviços. Por exemplo, a pessoa não adquire um apartamento para alugar, mas aluga o próprio apartamento em determinado período em que o imóvel vai estar vazio. Porém, há vários casos de anfitriões que possuem até centenas de imóveis. Isso faz com que os preços dos imóveis na região subam e espantem os moradores para os bairros mais afastados.

O The Guardian, inclusive, publicou uma reportagem contando que uma única pessoa em Barcelona possui 204 imóveis no Airbnb, recebendo mais de 37 mil euros por mês (aqui a matéria, em inglês).

Então também é bom dar uma pesquisada sobre isso, e, se você achar adequado, alugar de quem tem apenas um imóvel cadastrado, mantendo assim a ideia de economia compartilhada. Também procure ficar hospedado em bairros menos turísticos, ainda que fiquem mais afastados das atrações. A ideia de ficar hospedado em um apartamento é não só para economizar, mas também para ter a experiência de viver como um morador local.

Kayak

É um dos meus buscadores preferidos na hora de procurar passagens. Ele realiza a busca em centenas de outros sites, inclusive mesclando passagens de ida e volta que não se encontram casadas nos sites das companhias aéreas, a fim de obter o preço mais barato (o “Kayak Mix”). Mas, diferentemente de outros buscadores, o Kayak não faz a intermediação da compra das passagens, mas tão somente a busca por elas, redirecionando o usuário para o site da companhia aérea ou algum site de reserva de passagens (como o Max Milhas ou o eDestinos).

A interface do site é bem limpa e a navegação super fácil. Além de voos, você também pode buscar hospedagens e carros para alugar. Uma das ferramentas que eu mais gosto é o “Explore”, para pesquisar passagens quando você ainda não tem o destino definido. Por meio dele, você pode selecionar um mês, ou um determinado período de tempo, ou mesmo um tipo de viagem, e o site te mostra os diversos lugares do mundo com passagens disponíveis, com os respectivos preços. Aí é só escolher o que mais te agrada e que fica dentro do seu orçamento.

Google Flights

O Google facilita a vida da galera não só tendo resposta pra qualquer problema, mas também procurando voos pra gente. O Google Flights é um ótimo agregador, bem parecido com o Kayak até. Eu, inclusive, costumo combinar os dois para procurar passagens aéreas.

Hopper

Apesar de utilizar com mais frequência o Kayak, acho o Hopper muito útil também. Disponível somente no app para o celular, o Hopper ajuda bastante principalmente no acompanhamento de preços das passagens. Ele tem uma função muito bacana que é te mostrar as tendências para o valor da passagem.

Por exemplo, dependendo da data que você escolhe na busca, ele te diz não só se já é uma boa comprar a passagem, como também te diz até quando o preço encontrado deve se manter e o quanto ele pode aumentar depois. Ou, quando ele diz que você ainda não deve realizar a compra, ele também já te mostra a partir de quando o valor tende a baixar e o quanto. Nesse ponto, o Hopper supera o Kayak, já que este apenas mostra se você deve comprar a passagem ou esperar o preço baixar.

De outro lado, o Hopper não tem a possibilidade de busca de passagens com múltiplos destinos, como tem o Kayak.

Melhores Destinos

Acho que o Melhores Destinos é o site de ofertas de passagens aéreas mais popular. Mas, além de informar as ofertas, o site também dá dicas preciosíssimas para comprar passagens baratas, como também traz avaliações das companhias aéreas. Pelo site, também é possível procurar hotéis, sendo o usuário redirecionado para o Bookin.com. E ainda tem o Guia de Destinos, com dicas de atrações, roteiros, restaurantes e hospedagens.

Passagens Imperdíveis

No mesmo estilo do Melhores Destinos, é mais um site de ofertas de passagens, que eu conheci há pouco tempo. Eu tenho o aplicativo dele no celular com as notificações ativadas e a frequência de promoções que aparecem é enorme! A diferença para o Melhores Destinos, é que o Passagens Imperdíveis tem, além das ofertas de passagens, somente uma seção de dicas de viagem, mas não tem busca de hotéis, tampouco as avaliações das companhias aéreas.

Guias para organizar a viagem

Uso principalmente os guias da Lonely Planet para organizar a viagem, pois acho eles bem organizados e com muita informação útil. A maravilha agora é que eles vêm em versão digital, o que facilita horrores na hora levá-los para a viagem (eu tenho alguns em papel, mas os últimos que adquiri estão no formato digital, que eu baixo no aplicativo do Kindle no celular, em que o layout dos livros aparece colorido). O único problema é o tempo entre uma edição e outra (em média uns 2 anos, eu acho), o que pode tornar o guia bem desatualizado, principalmente em termos de hospedagens e locais para comer.


Se você é daqueles que curte levar livros para viagem, o Kindle, e-reader da Amazon, é uma ótima opção. Um monte de livros todos em um só dispositivo. Além disso, você pode assinar o Kindle Unlimited, que te oferece mais de um milhão de ebooks para ler por apenas R$ 19,90 por mês, com direito a 30 dias grátis para testar. E comprando o Kindle por este link ou assinando o Kindle Unlimited por meio deste outro link aqui, você também ajuda a manter o blog, já ele é afiliado Amazon (saiba mais aqui).


Rentcars.com

Sempre que podemos, alugamos carro nas nossas viagens. Isso porque, muitas vezes, a autonomia que um carro te dá faz muita diferença em determinadas viagens. Por exemplo, para conhecer a Toscana, um carro é o melhor meio; e não há como aproveitar a Great Ocean Road, na Austrália, se não for de carro.

A gente costuma pesquisar bastante antes de alugar o carro. Mas sempre fazemos a reserva com antecedência, pela internet. Primeiro porque assim o carro já fica garantido e, depois, porque reservando com antecedência é possível até conseguir alguns descontos.

E o Rentcars é um site de busca e aluguel de carros que reúne mais de 100 locadoras, abrangendo mais de 160 países. É um site que vale muito a pena acessar na hora de reservar um carro, pois sempre tem uns descontos bacanas. Além disso, é seguro e a reserva é feita no Brasil, sem a adição de IOF.

Seguros Promo

Se antes já não era possível viajar sem um seguro viagem, agora, depois da pandemia da covid-19, mais ainda. E é bom lembrar que nem sempre o seguro oferecido pelo seu cartão de crédito é suficiente para cobrir eventuais despesas médicas durante a sua viagem. Então é sempre bom pesquisar quais as melhores opções de seguro para cada viagem, já que eles podem ter diferença dependendo da sua idade, do destino pretendido ou do tipo de viagem que você vai fazer.

Pois então. Pra facilitar sua vida na hora de organizar a viagem, a plataforma da Seguros Promo contém as informações de todas as seguradoras, oferecendo um comparador de coberturas e preços, onde o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem. Vale a pena pesquisar por ali.

Sites úteis para organizar a viagem

TripAdvisor uso basicamente para escolher lugares para comer. Uma dica: utilizem a extensão local para o domínio do site (por exemplo, na Itália, use tripadvisor.it). Assim, o site apresenta pra vocês as avaliações dos nativos, ao invés dos turistas, o que pode garantir uma experiência bem mais genuína.

Viaje na Viagem é praticamente a minha bíblia. Sempre o primeiro que consulto, seja para organizar a viagem em si, seja para dicas de lugares para se hospedar e para comer.

Café Viagem o blog tem uma quantidade absurda de dicas bacanas sobre a Serra Gaúcha, Uruguai, Itália e outros. Foi aqui que eu descobri onde comer o verdadeiro tagliatele al ragù, em Bolonha.

Viver Uruguay o Uruguai é um dos meus países favoritos no mundo e este blog, bem escrito por uma baiana que mora lá, é recheado de dicas bem “nativas”. É uma das minhas fontes favoritas para organizar a viagem para o país vizinho.

Matraqueando – apesar de o blog já estar há anos no ar, eu passei a acompanhar o Matraqueando há pouco tempo. Mas já adoro! A Sílvia, a autora, tem ótimas dicas de como viajar com economia sem perder a dignidade e até com certo glamour! E vale a pena também acompanhar o perfil do Matraqueando no Instagram (@matraqueando), que tem sempre fotos muito bacanas.

As Passeadeiras – a Claudia e a família hoje moram em Cascais, em Portugal. Mas a Claudia, mais do que dicas de viagens pra diversos lugares (e, agora, principalmente para Portugal), traz dicas dicas pra vida. Recomendo a leitura! Além disso, este é outro blog que vale muito a pena acompanhar pelo Instagram, no perfil @as_passeadeiras. Os stories da Claudia são os melhores!


Os meus produtos e serviços preferidos para organizar a viagem

Como vocês viram, tem uma infinidade de produtos e serviços pra ajudar a organizar uma viagem. Então, escolher qual usar vai depender do gosto de cada um. Mas eu tenho alguns preferidos, que eu sempre utilizo.

Para procurar passagens aéreas, eu utilizo o Kayak. Acho que ele tem funcionalidades muito boas suficientes pra procurar passagens aéreas. Além disso, na maioria das vezes em que comparei com outros buscadores, o Kayak encontrou a opção mais barata.

Depois, para encontrar hospedagens, a minha primeira opção é sempre o Booking.com. É a plataforma que acho mais funcional e a mais confiável. Além disso, sempre tem uns descontinhos salvadores, principalmente pra quem utiliza a plataforma com frequência.

Por fim, pra ajudar na organização da viagem, eu já não uso mais tanto os guias de viagem tradicionais. Costumava comprar vários para cada viagem. Mas hoje eu adquiro apenas um de cada local, pra servir de base para montar o roteiro. E, nesse caso, sempre escolho os guias da Lonely Planet, que, pra mim, são os mais organizados e fáceis de manusear. Antes comprava sempre os guis físicos, mas hoje descobri as maravilhas do formato digital, que utilizo por meio do Kindle (o próprio e-reader ou o aplicativo no celular).

Uma última dica para organizar a viagem

Vasculhe os vários blogs bacanas que estão por aí. O filé das informações para organizar a viagem certamente está neles. A listinha acima tem os meus blogs preferidos, de onde eu tiro várias dicas legais. Mas sem dúvida a lista de blogs com dicas super úteis para sua viagem é imensa. Então, se você tem um blog preferido, indica aqui pra gente!


E aí, gostou das dicas? Tem mais algum produto ou serviço que você utiliza para organizar a viagem? Joga ali nos comentários!


Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.