Antes de falar do lomo a lo pobre, deixa eu falar da chuva.
Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.
Sim, você leu certo: chuva no deserto.
Em março de 2015, o destino das nossas férias foi o Chile. Começamos pelo Deserto do Atacama, usando como base o povoado de San Pedro de Atacama. O que não imaginávamos era que, no deserto mais árido do mundo, presenciaríamos uma das maiores chuvas na região em décadas.
Não acredita? Então dá uma olhada na próxima foto.
Leia também: Centolla no Donde Augusto, em Santiago.
Era muita chuva, muito barro e muitos passeios cancelados. O que fazer, então?
O lomo a lo pobre foi a nossa comfort food atacamenha.
Toda essa chuva foi um balde de água fria na nossa expectativa sobre a viagem. Mas, como o lema aqui é não desanimar, resolvemos fazer o que a gente faz de melhor: comer.
San Pedro de Atacama é um povoado que serve quase que exclusivamente como base para conhecer o deserto. E, para uma localidade que fica praticamente no meio do nada, é até muito bem servida de opções gastronômicas. Tem para todos os gostos: desde restaurantes bem populares, com comida farta a preços baixinhos, até lugares bem estilosinhos, com pratos mais elaborados.
Mas atenção:
Como acontece em todo lugar com grande concentração de turistas, os preços tendem a ser mais elevados, principalmente nos restaurantes do centro do povoado. Além disso, como San Pedro fica no meio do deserto, boa parte dos produtos utilizados nos restaurantes precisa ser trazida de outros lugares, o que também acaba encarecendo as refeições.
Mas, mesmo assim, é possível comer no centro de San Pedro sem ter que deixar um rim para pagar a conta.
Quer saber onde?
No simpático Las Delicias de Carmen, que fica na Calle Caracoles, a principal rua de San Pedro, por exemplo. Lugar com comida gostosa e farta, a preços um pouco mais honestos. O restaurante tem também pratos do dia, anunciados já na entrada da casa, com os respectivos preços, geralmente inferiores ao restante do cardápio.
Lá, fomos apresentados ao famoso lomo a lo pobre. Entretanto, o lomo a lo pobre de “pobre” não tem nada. Trata-se de um generoso e suculento bife de carne bovina, acompanhado de batatas fritas, cebolas refogadas e ovo frito.
Não se sabe bem ao certo qual a origem do prato. Reza a lenda que o nome surgiu de uma má tradução do “Boeuf au poivre” francês. Se for verdade, bota má tradução nisso…
O lomo a lo pobre do Delicias de Carmen serve tranquilamente duas pessoas boas de garfo. Uma pena eu não ter tirado uma foto do “pratinho”. A comida, juntamente com duas cervejas Austral – lager produzida na Patagônia chilena -, custou CLP$ 29.000 (valor em março de 2015).
Mas tem lomo a lo pobre para orçamentos mais folgados também.
Na outra ponta, a dos restaurantes mais estilosos, porém mais caros, está o Adobe.
O restaurante – que também fica na Calle Caracoles – tem paredes de tijoloes de adobe (feitos de terra crua, água, palha e fibras naturais), o que é uma característica constante nas construções em San Pedro. O nosso hotel, por exemplo, era todo construído com adobe. O material é um ótimo isolante térmico, deixando os ambientes mais frescos durante o dia (não sentimos falta de ar condicionado) e quentinhos durante a noite (como vocês sabem, a noite é sempre fria no deserto).
No mais, o Adobe tem um pátio semiaberto, onde, à noite, é acesa uma fogueira. Ela faz um pouquinho de fumaça, por óbvio, então, se isso for te incomodar, evite as mesas mais próximas ao fogo. Além disso, à noite rola uma musiquinha ao vivo.
O cardápio é bem variado, co. petiscos, pizzas e pratos mais elaborados. Tem um risoto de quinoa e cogumelos que é famoso, mas eu não cheguei a experimentar.
E tem também o nosso querido lomo a lo pobre.
No Adobe, o lomo não é tão generoso quanto no Delicias de Carmen, mas é mais do que suficiente pra uma pessoa. Bem tradicional, vem com uma pequena montanha de batatas fritas coberta por um suculento bife, ovo com gema mole e cebolas refogadas.
Como eu disse, o Adobe não é o lugar mais indicado se você está com o orçamento apertado. A conta da refeição da foto acima, com dois lomos, um pisco sour, duas cervejas e uma água, resultou em CLP$ 40.150 (valor referente a março de 2015). Em comparação com o Delicias de Carmen, o valor é bem mais elevado.
Mas o lugar é bacana, tem um bom atendimento e o clima é super agradável. Então, acho que vale a pena guardar alguns pesinhos pra conhecer o Adobe.
E você, já experimentou o lomo a lo pobre? Se tiver alguma dica de outro lugar legal para comer em San Pedro, manda aí pra gente!
Leia também
Observação do céu no Atacama, no blog Receitinhas e Viagens
Experimentamos a centolla em Santiago: veja como foi!
E se liga!
Na nossa viagem, nos hospedamos no Hotel Pascual Andino, que fica no centro de San Pedro, bem próximo a Calle Caracoles. E foi ótimo. Mas há várias outras hospedagens legais e com ótima localização. O Booking.com tem inúmeras opções bem avaliadas, inclusive com cancelamento grátis e sem pré-pagamento. Clique aqui para fazer sua reserva.
E, se quiser alugar um carro e ainda garantir uns descontos, vale a pena fazer a reserva online. A Rentcars.com sempre tem uns preços bacanas, com uma centena de opções de locadoras. Você pode fazer sua reserva clicando no banner abaixo ou pela caixa de pesquisa na barra lateral do blog.
Este post contém links de empresas cujos programas de afiliados o blog integra. Ao utilizá-los, você também ajuda a manter o blog, pois eu pois eu posso receber uma pequena comissão, mas sempre sem qualquer custo adicional para você. Veja mais sobre os programas de afiliados.